Home Reportagens Premiado documentário Soul of Storm filmado com câmeras Blackmagic Design

Premiado documentário Soul of Storm filmado com câmeras Blackmagic Design

O processo de pós-produção, incluindo a montagem, tratamento de cores e pós-produção sonora, foi inteiramente finalizado com o DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou  que o premiado curta documental “Soul of Storm”, dirigido e produzido pelo estudante de cinema e caçador de tempestades chinês Dike Su, foi filmado com as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K. O processo de pós-produção, incluindo a montagem, tratamento de cores e pós-produção sonora, foi inteiramente finalizado com o DaVinci Resolve Studio.

“Soul of Storm” é um curta documental de natureza que capta fenômenos meteorológicos, incluindo tufões e clima convectivo, como tempestades, a partir da perspectiva única de um caçador de tempestades. O filme obteve reconhecimentos importantes, conquistando o prêmio de Melhor Curta Documental no Festival de Curtas de Roma, além de ter sido selecionado para vários festivais de cinema conceituados.

Su, atualmente estudante de pós-graduação na Universidade de Comunicação da China, é também um proeminente criador de conteúdo no Bilibili, uma das plataformas de compartilhamento de vídeo e streaming mais populares no país. Seu canal no Bilibili, intitulado “Fengyujiang-SDK”, é dedicado a desmistificar conhecimentos sobre o clima e oferecer insights sobre aventuras de caça de tempestades. Ele conquistou uma considerável base de seguidores com mais de 300 mil inscritos e 30 milhões de visualizações.

Su era fascinado pelos fenômenos climáticos convectivos severos desde a sua infância, e sua paixão o levou a explorar os mistérios que os cercam. Em 2019, depois de ingressar na Universidade de Comunicação da China, ele embarcou em uma jornada no mundo da fotografia e cinematografia.

Para desvendar as complexidades dos padrões climáticos e captar imagens e dados em primeira mão, Su e seus parceiros embarcavam em expedições para rastrear cada vez que um tufão atingia a China, o que envolvia percorrer vastas distâncias e, por várias vezes, navegar pelo olho da tempestade. Eles filmam e coletam os dados no local, ocasionalmente complementando as informações coletadas pelas autoridades meteorológicas. Os dados podem servir como uma referência valiosa para pesquisas científicas subsequentes e auxiliar na investigação das causas do tufão.

Ele pretendia produzir um documentário mostrando tempestades raramente vistas e iniciou as preparações em 2018. “Optei pela Pocket Cinema Camera 4K para este projeto pelo seu design compacto e portátil e pela qualidade de imagem excepcional. Ela foi ideal para filmagens na mão sem precisar de muitos acessórios”, explicou.

Em 2022, Su adicionou uma URSA Mini Pro 12K ao seu conjunto de ferramentas. “Apesar de ser uma nova câmera, o sistema operacional similar ao da minha Pocket Cinema Camera 4K permitiu que eu me adaptasse rapidamente e maximizasse suas capacidades”, disse.

Ao comentar sobre a utilização da URSA Mini Pro 12K neste projeto, ele esclareceu que embora não estivesse obcecado com a resolução, tentou captar os fenômenos climáticos com a máxima qualidade possível, especialmente aqueles que talvez não iriam se repetir novamente nesta vida.

“Para quem não conhece a URSA Mini Pro 12K, ela pode soar como um monstro que consome muito espaço de armazenamento. No entanto, graças à eficiência do codec Blackmagic RAW, que garante a qualidade visual sem perdas e oferece várias configurações, o tamanho dos arquivos 12K era ainda menor que o das filmagens 4K gravadas com outros codecs, permitindo que eu gravasse em 12K 8:1 sem me preocupar”, disse Su. “Para as cenas comuns, eu optava por 8K 8:1 ou 12:1.

“Fico feliz que as imagens mais incríveis foram captadas em 12K. Embora tivesse um monitor com uma resolução de apenas 4K, ninguém sabe se TVs ou monitores de maior resolução serão disponibilizados para o público e criadores de conteúdo futuramente. O 12K não é só para a exibição, mas também oferece informações muito úteis para os cientistas meteorológicos.”

Revendo as imagens filmadas ao longo dos quatro anos de produção, Su relatou os desafios e momentos únicos que definiram a jornada do projeto.

“Tínhamos que ter muita mobilidade por causa da movimentação inesperada das tempestades. Sempre tínhamos que ajustar nossas rotas constantemente e correr contra o tempo, o que significava que havia muitas curvas inesperadas nas interseções. Teria sido desafiador coordenar uma equipe em muitos veículos”, disse.

Portanto, eles sempre mantinham uma equipe pequena com no máximo três pessoas em um carro, e Su ocasionalmente era tanto o motorista quanto o cinegrafista.

O projeto foi repleto de imprevistos. “Tínhamos que estar preparados para qualquer fenômeno natural raro, como uma nuvem em movimento, uma rajada de vento súbita ou granizo inesperado. Quando éramos pegos de surpresa, precisávamos pegar rapidamente nossas câmeras e começar a filmar na hora”, disse Su. “Com a inicialização incrivelmente rápida da Pocket Cinema Camera 4K e da URSA Mini Pro 12K, não precisávamos esperar por minutos para que as câmeras executassem verificações automáticas antes de ligarem.”

Entre os membros da equipe, apenas Su tinha experiência prévia com câmeras digitais cinematográficas profissionais. Para os outros membros, especializados em análise de dados meteorológicos e planejamento de rotas, com pouco conhecimento de cinematografia, a necessidade de uma câmera fácil de usar era crucial.

“Em muitas situações, encontramos algo que precisava ser captado enquanto eu dirigia, e parar o carro não era opção. Nesses casos, eu pedia a um deles para fazer a captura. Eu dizia: ‘Olha o botão para ligar. Ligue e use a tela de toque. Toque no número 3200 e altere para 400. Gire o anel da lente até que o brilho da imagem fique correto.’ Trabalhando juntos por três anos, esses parceiros agora conseguem operar a Pocket Cinema Camera 4K e configurá-la habilmente em um tripé. Imagine que muitos dos planos incríveis captados em ‘Soul of Storm’ foram, na verdade, filmados por alguém sem qualquer experiência prévia com cinematografia. Em suma, é uma câmera que qualquer pessoa pode usar”, destacou.

“Soul of Storm” foi inteiramente produzido, incluindo a montagem, tratamento de cores e mixagem de som, no DaVinci Resolve Studio com gerenciamento de cores ACES. “Seja usando o workflow ACES ou DaVinci Wide Gamut no DaVinci Resolve, o resultado é verdadeiramente à prova do tempo. O conteúdo criado nesses espaços de cores expansivos pode se adaptar perfeitamente a monitores com gamas de cores maiores, mantendo a faixa dinâmica e preservando detalhes complexos”, explicou.

Todas as imagens foram registradas em Blackmagic RAW. No DaVinci Resolve Studio, cada plano passou por um balanceamento de cores, recebendo ajustes específicos para alcançar os looks desejados. “Ao aprimorar a estética das imagens, busquei uma saturação vibrante para simular a experiência no local com impacto emocional. No entanto, era importante não processar exageradamente e manter uma aparência natural. O Resolve FX de Salto de Contraste foi muito utilizado para aumentar o contraste e recuperar os detalhes no céu”, revelou.

Muitos dos sons no documentário foram gravados com os microfones internos da Pocket Cinema Camera 4K. Su também criou versões HDR e Dolby Atmos usando o DaVinci Resolve Studio, que podem ser vistas no seu canal Bilibili.

Ele também observou que “Stories of Typhoons”, uma das séries mais populares do seu canal que mostra a evolução de cada tufão, a partir da perspectiva de satélites, também foi inteiramente produzida em 4K e Dolby Vision com o DaVinci Resolve Studio.

ina, enfrentando o olho de tufões, resistindo a granizo do tamanho de um ovo e suportando ventos fortes e chuvas intensas. Cada missão atribuída foi cumprida com sucesso, captando todos os momentos emocionantes,” afirmou Su.

Su agora está trabalhando em outro documentário, “Stories of Storm Chasers”, que ele espera que seja o “Tornado Alley” dos caçadores de tempestades chineses.

“Também tenho usado o switcher ATEM Mini Pro ao transmitir ao vivo no Bilibili. Ele é uma das minhas outras ferramentas de confiança”, disse Su. “É ótimo ver a Blackmagic Design anunciar produtos novos e progredir todo ano. Este é o espírito compartilhado entre os caçadores de tempestade, ‘Nunca pare de caçar’, seja abraçando novas tecnologias ou aventurando-se em conteúdos criativos”.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Distribuidor autorizado no Brasil: Grupo Pinnacle

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados

1 comentário

Premiado documentário Soul of Storm filmado com câmeras Blackmagic Design | AVAV 17/01/2024 - 14:04

[…] , 2024-01-17 01:11:38 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Premiado documentário Soul of Storm filmado com câmeras Blackmagic […]

Comentários fechados.