A Broadcast Solutions construiu para a DMC Production novas instalações de produção remota, situadas em um centro comercial de Copenhague, projetadas para fornecer cobertura remota de todo o futebol profissional da primeira divisão na Dinamarca.
Como parte da mudança dos direitos de transmissão para a TV2 e a Viaplay, a Superligaen A/S, a organização responsável pelo futebol, decidiu internalizar toda a criação de conteúdos, incluindo a produção de mais de 800 partidas por ano. Para isso, associou-se à DMC Production para criar sua própria divisão de transmissões, a Matchday Production. Além de conceder à liga um maior controle criativo e operacional, surgiram novas oportunidades comerciais para explorar o valor das partidas.
Para atender às altas expectativas da Matchday, a DMC utilizou sua vasta experiência em produção esportiva remota para desenvolver um novo centro de produção. Como parte do envolvimento com os fãs, o centro está localizado em um local muito público, dentro de um centro comercial em Copenhague. A Broadcast Solutions já havia colaborado com a DMC em outros projetos e foi responsável pela construção das instalações de produção.
O centro conta com quatro salas de controle de grande porte, com capacidade para até 40 câmeras, construídas em torno do mixer Kahuna da Grass Valley. Além das salas de controle principais, há cinco controles menores, normalmente para uma ou duas pessoas. A Broadcast Solutions também construiu quatro unidades móveis e quatro flypacks para as instalações in loco, incluindo o controle das câmeras Grass Valley LDX 98 e dos mixers de áudio Lawo.
Em Copenhague, há uma ampla rede de servidores EVS para fornecer captura ao vivo e repetições em câmera lenta. A gestão de ativos utiliza o Framelight X da Grass Valley. Toda a infraestrutura, incluindo os switches IP da Cisco e os roteadores SDI da Riedel, é gerida através do Hi Human Interface, a solução de controle inovadora para infraestruturas de mídia desenvolvida pela Broadcast Solutions.
A ampla disponibilidade de fibra em toda a Dinamarca permite que todos os sinais sejam encaminhados dos estádios para Copenhague usando fluxos IP SMPTE ST2110 para obter a máxima qualidade. O Riedel Mediornet é responsável pela conversão entre os sinais de entrada e saída e pela arquitetura SDI interna.
Paul Henriksen Heitmann, CEO da DMC Production, afirma que “com a rara oportunidade de ter um campo em branco para projetar tanto os fluxos de trabalho quanto as instalações, conseguimos aproveitar plenamente todas as vantagens da produção remota. A equipe que trabalha em um ambiente conhecido é mais produtiva, o que nos permite cobrir muitos mais jogos do que seria possível com modelos antiquados.”
“O fato de concentrar toda a produção em um único centro também traz outras vantagens”, continua Henriksen Heitmann. “Os árbitros do VAR têm seu próprio espaço de trabalho em nosso centro, com acesso a todos os conteúdos e sinais do prédio. E, ao ter nove salas de controle, quando disponíveis, podemos realizar exercícios de formação ao vivo, permitindo que diretores e operadores potenciais pratiquem em um jogo real com o conjunto completo de sinais: é um investimento realmente importante para o futuro.”
Antti Laurila, diretor-geral da Broadcast Solutions Nordic, reconhece que “foi um projeto desafiador, tanto pela sua magnitude quanto pelo prazo apertado. Tivemos que projetar toda a infraestrutura híbrida, utilizando os melhores componentes, e instalá-la ao redor das obras para criar o espaço no centro comercial.”
“Desde o início da instalação do primeiro cabo até a data marcada para a transmissão – o início da temporada 24/25 – tivemos apenas três ou quatro meses”, explica Laurila. “A Matchday reuniu a experiência da DMC e o amor pelo jogo da Superligaen, e com esse entusiasmo, conseguimos entregar instalações que oferecem uma enorme capacidade de produção, suporte e resistência”.
Site relacionado: https://broadcast-solutions.de/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube