Home Reportagens Primeiro game show de produção virtual do México produzido com produtos Blackmagic Design

Primeiro game show de produção virtual do México produzido com produtos Blackmagic Design

“Club Cinépolis Desafio India” utilizou Blackmagic URSA Mini Pro 12K para produção cinematográfica

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o Club Cinépolis, uma empresa líder global em entretenimento com origem na América Latina, fez uma parceria com as produtoras mexicanas Bestia Lab e Simplemente, também a integradora de sistemas do projeto, para o primeiro game show de produção virtual mexicano “Club Cinépolis Desafío India”. A série de 15 episódios, disponível no canal do Cinépolis no YouTube, foi filmada em Blackmagic RAW com câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K e cativou o público semanalmente com uma média de 150 mil espectadores por episódio, virando um fenômeno nas redes sociais.

Após o sucesso de seu antecessor, “Club Cinépolis Desafío Dubai”, o Club Cinépolis decidiu produzir a segunda temporada”, o “Club Cinépolis Desafío India”, em um estúdio no Foro Centro de Producción Virtual equipado com mais de 200 metros de telas de LED, colocando oito concorrentes no centro de um multiverso de cinema para concorrer a ingressos de cinema gratuitos vitalícios e uma viagem à Índia. Cada episódio mostrava os concorrentes cumprindo desafios em um mundo virtual diferente com base em diferentes gêneros, de ação a fantasia.

“A parceria com o Bestia Lab para produzir este revolucionário game show virtual no México para o Cinépolis foi uma grande aventura para nós na Simplemente”, disse Mónica Reina, cofundadora e presidente da Simplemente ao lado de Rune Hansen. “Nunca ninguém tinha feito algo parecido antes, então nos inspiramos em ‘The Mandalorian’ e ‘Batman’ para o set, pois esses dois filmes utilizaram muito ambientes de produção virtuais.”

Com apenas 10 dias para concluir a produção, a equipe precisava de um fluxo de trabalho estável que oferecesse os resultados cinematográficos que buscavam sem estourar o orçamento.

“Precisávamos de uma mistura de câmeras potentes para esse tipo de game show, cada uma com características únicas que nos proporcionassem versatilidade no set”, comentou Reina. “Instalamos três unidades da URSA Mini Pro 12K por todo o set, as quais podíamos facilmente controlar remotamente. Além disso, ao trabalhar com a resolução de 12K a 4K, pudemos ampliar e recompor as imagens para criar novos planos, dobrando e triplicando a quantidade de ângulos sem ter que recorrer a mais equipamentos ou operadores.”

“Nós também utilizamos duas Pocket Cinema Cameras 6Ks, já que elas facilitam o deslocamento pelo set para o registro de planos alternativos e close-ups dos competidores. Filmamos em 6K usando essas câmeras, pois queríamos tirar o máximo proveito do sensor sem precisar recortar a imagem. Além disso, montamos uma URSA Mini Pro 4.6K G2 em um guindaste para uma visão aérea dos competidores enquanto eles completavam as missões”, continuou ela.

As câmeras alimentavam um switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K com o ATEM 1 M/E Advanced Panel 10. Além disso, um switcher de produção ao vivo ATEM Mini Pro incorporava vários feeds do set, proporcionando uma visão geral de todo o cenário para o planejamento logístico e eram compartilhados com a equipe de produção remota via Zoom para ver como o programa estava progredindo dia a dia.

“Optamos pelo ATEM Constellation 8K para poder utilizar as diversas entradas e trabalhar com sinais de alta resolução em 8K, o que era necessário para nossos requisitos técnicos. Graças ao switcher, pudemos integrar todas as fontes de vídeo e fazer transições complexas sem qualquer perda de qualidade. Em uma produção como ‘Cinépolis’, isso foi essencial para manter a consistência em cada tomada”, observou Reina.

Para acompanhar o ritmo constante da produção, a equipe utilizou sete decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro para gravar os feeds de câmera, com discos rígidos prontos para ir diretamente para a edição, resultando em uma grande economia de tempo.

“Ao poder captar todas as câmeras em um só lugar, pudemos oferecer reprodução de qualquer câmera a qualquer momento”, acrescentou Reina. “Isso deu grande confiança aos nossos operadores de câmera, que podiam ter uma visão geral do progresso do projeto, bem como usufruir de todos os benefícios imediatos de uma transmissão ao vivo. Além disso, usamos o DaVinci Resolve Studio para cortes rápidos e para conferir cenas durante a produção. A integração dos nossos equipamentos Blackmagic Design é realmente impressionante e nos ajuda a trabalhar com facilidade em uma produção repleta de complexidades”, concluiu Reina.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados