Fórum SBTVD recomendou ao governo brasileiro a seleção de várias tecnologias propostas pelo ATSC para a próxima geração do padrão de televisão digital terrestre do Brasil
O Comitê de Sistemas Avançados de Televisão (ATSC) anunciou que o Fórum Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) recomendou ao governo brasileiro a seleção de várias tecnologias propostas pelo ATSC para a próxima geração do padrão de televisão digital terrestre do Brasil. Os elementos ATSC 3.0 selecionados pelo Fórum SBTVD, e outros ainda em análise, são tecnologias comprovadas no conjunto de padrões ATSC 3.0 – o primeiro sistema baseado em IP do mundo que combina banda larga e broadcast já sendo implantado na Coreia do Sul e nos Estados Unidos e que chegará em breve na Jamaica.
“A ATSC elogia o Fórum SBTVD por seu processo bem organizado de desenvolvimento do sistema brasileiro de TV 3.0”, declarou Madeleine Noland, presidente da ATSC. “Ao longo da última década, os membros do ATSC desenvolveram o ATSC 3.0, e estou muito orgulhosa que, após rigorosos testes e avaliações no Brasil, muitos elementos do sistema avançado de transmissão terrestre ATSC foram selecionados. O ATSC está pronto para apoiar o Fórum SBTVD conforme aplicável essas tecnologias para necessidades exclusivas do Brasil”, acrescentou.
Nuland também parabenizou a equipe de implementação do ATSC IT-4 no Brasil. “Os membros do IT-4 apoiaram diligentemente as tecnologias ATSC durante todo o processo e continuarão seus esforços nas próximas etapas do processo de avaliação do SBTVD”.
O Fórum SBTVD, organização sem fins lucrativos de empresas públicas e privadas responsável pela divulgação da televisão digital no Brasil, completou 15 anos em novembro do ano passado. A organização liderou o processo de implementação da TV Digital no Brasil, criou 27 normas técnicas aprovadas pela ABNT, além de promover o ISDB-T no Brasil e no exterior e, também desenvolver o DTV Play, o HDR e o áudio imersivo.
O Fórum SBTVD faz recomendações ao Ministério das Comunicações para inclusão no “Projeto TV 3.0”, título do fórum para a próxima geração de televisão digital no Brasil, incluindo componentes de banda larga over-the-air e over-the-top. As recomendações são resultado de uma chamada para apresentações, testes e avaliações posteriores realizadas pelo Fórum desde o início do projeto TV 3.0 em julho de 2020.
Embora a especificação “TV 3.0” e alguns testes adicionais continuem a ser desenvolvidos nos próximos anos, as decisões tomadas até agora identificaram cinco tecnologias-chave propostas pela ATSC para os componentes de transmissão e banda larga do sistema TV 3.0:
TRANSPORTE DE ROTA / DASH
MPEG-H. áudio
IMSC1 Comente sobre isso
HDR10 Video High Dynamic Range EOTF (com metadados HDR dinâmicos opcionais baseados em SMPTE ST 2094-10 e SMPTE ST 2094-40)
Alerta de Emergência Avançado ATSC 3.0
Tecnologias adicionais propostas pela ATSC foram selecionadas especificamente para o componente de banda larga TV 3.0:
Codec de camada de base de vídeo H.265/HEVC
EOTF de alta faixa dinâmica de vídeo HLG (opcional)
Entrega de alta faixa dinâmica SL-HDR1 (opcional)
Áudio AC-4 (opcional)
“A equipe de implementação é um esforço colaborativo de 15 empresas membros do ATSC e outras, e estamos satisfeitos com as decisões do Fórum SBTVD de adotar muitas das tecnologias propostas pelo ATSC. Parabenizamos o Fórum por seu progresso. Esperamos continuar colaborando na próxima fase do desenvolvimento da TV 3.0”, concluiu Skip Pizzi, líder da equipe de implementação do ATSC Brasil.
O Brasil planeja começar a publicar seu sistema TV 3.0 em 2024. Confira a descrição completa do projeto TV 3.0 clicando AQUI.