A Brainstorm criou a tecnologia dos jogos para operar o sistema em 2007 e voltou ao programa para este sistema de gráficos em 2018
Com 19 anos em transmissão, o programa Pasapalabra é uma das competições mais veteranas da Espanha. Seu formato que é baseado em jogos com palavras que permitem que duas equipes, cada uma formada por um concorrente anônimo e duas celebridades, acumulem tempo suficiente para superar o teste final, o “Rosco”. Quando em 2007 a Tele 5 começou a transmitir o programa, a Brainstorm criou a tecnologia dos jogos para operar o sistema. Esta tecnologia possibilitou uma nova imagem para o programa, incluindo novas animações para os jogos e o momento de pico do formato, o Rosco, com as letras aparecendo em um vôo para sua posição final.
Usando o eStudio da Brainstorm, os operadores podiam gerenciar as pontuações, gerenciar os jogos, lançar os efeitos sonoros e até ativar um botão, controlado pelo GPI, para saber qual participante era mais rápido pressionando um botão. No verão de 2018, a Xanela Producciones, a empresa que atualmente faz o Pasapalabra, contratou a Brainstorm para reformular o programa. Seguindo as diretrizes de design fornecidas por Xanela, a Brainstorm aplicou a nova linha gráfica aos jogos existentes. A lógica dos jogos também exigia algumas atualizações no gerenciamento de pontuação, efeitos de áudio e ativação de GPI, enquanto os novos requisitos gráficos envolviam a criação de vários novos elementos e o desenvolvimento de scripts atualizados em alguns casos.
Além deste redesenho, Xanela queria uma nova funcionalidade para controlar luzes de estúdio através da GPI, então quando um participante ganha ou falha, a iluminação geral fica vermelha ou verde em todo o set.
“O redesenho do concurso foi, além de gratificante, um grande desafio, pois Xanela precisava de uma série de novos recursos para gerenciar o programa. Felizmente, a flexibilidade do eStudio para gerar interfaces personalizadas e sua capacidade de interconexão com outros dispositivos nos permitiu enfrentar esse desafio “, afirma Mónica Víctor, diretora de serviços de produção da Brainstorm.
Surpreendentemente, todo o programa é controlado por um fluxo de trabalho muito simples, que envolve uma única estação de trabalho HP com uma placa de vídeo AJA e uma placa Arduino GPI. O software eStudio lida com todos os gráficos, efeitos sonoros e ativação GPI em todo o programa.
Segundo Rafa Guardiola, diretor da Pasapalabra, “é surpreendente que uma configuração tecnológica, aparentemente tão simples, seja capaz de gerenciar todo o jogo, que o eStudio tenha demonstrado sua capacidade e confiabilidade, e que a equipe Brainstorm esteja sempre disponível para nos apoiar no dia. um dia do programa”.