Após dois anos de intensa pesquisa e desenvolvimento, o projeto financiado “BaViPro” chega a uma conclusão bem-sucedida com uma filmagem piloto realizada em 27 e 28 de julho, nos estúdios da Bavaria em Geiselgasteig, perto de Munique. Durante a visita ao set, Hans Michael Strepp, Diretor Ministerial no Ministério Estadual da Baviera para Assuntos Digitais, conheceu as tecnologias desenvolvidas pelas empresas participantes ARRI, Bavaria Studios e Eyeline Studios, bem como pela equipe criativa da Rat Pack Filmproduktion.
O cerne do projeto “BaViPro”, cuja abreviação significa Produção Virtual Bávara, foi a construção de um palco de LED para produções virtuais de filmes no Bavaria Studios. ARRI, Bavaria Studios e Eyeline Studios contribuíram com seu know-how e habilidades de desenvolvimento para aprimorar todo o processo de produção de filmes por meio de tecnologias digitais inovadoras.
O foco de desenvolvimento por parte do Bavaria Studios foi a infraestrutura de estúdios baseada em fibras ópticas orientada para o futuro e a integração fotorrealista e operacional da construção de cenários reais com os elementos virtuais em 3D. Outra ênfase foi no desenvolvimento de fluxos de trabalho prontos para produção e instruções práticas para a produção de conteúdo de mídia em estúdios de produção virtual.
A ARRI promoveu a integração de seus renomados sistemas de câmeras e iluminação nas modernas redes de dados, facilitando o controle digital e a gestão dos componentes envolvidos. Diversas ferramentas para interação precisa e precisa entre câmera, lente, iluminação do cenário e parede de LED agora permitem uma forma flexível e prática de trabalhar no estúdio virtual, com as mais altas exigências na qualidade de imagem do conteúdo gerado.
A Eyeline Studios criou o software Stage Control, um sistema de software em rede que coleta informações digitais de todo o equipamento de produção no set e o coordena para que os fluxos de trabalho possam ser organizados de maneira muito mais eficiente.
A Bavaria Studios expandiu ainda mais sua moderna locação de mídia em Geiselgasteig com esse projeto de produção virtual.
“A locação de estúdio da Bavaria Film, no sul de Munique, sempre foi um local de inovações em tecnologia cinematográfica em seus mais de cem anos de história. O projeto de produção virtual faz parte dessa tradição. Depois de dois anos intensos de pesquisa, a tecnologia e o know-how tecnológico para produções virtuais agora têm um lugar conosco. Convidamos interessados a trocar ideias sobre projetos de produção. Agradecemos ao Estado Livre da Baviera por financiar este projeto de pesquisa voltado para o futuro e agradecemos aos nossos parceiros ARRI e Eyeline Studios por sua excelente e sempre objetiva cooperação”, afirmou Christian Franckenstein, CEO da Bavaria Film.
A ARRI está se movendo proativamente em direção a formatos de produção em rede com componentes virtuais e integrativos, estabelecendo a nova divisão ARRI Solutions.
Kevin Schwutke, Vice-Presidente Sênior e Chefe da Unidade de Negócios Solutions da ARRI, enfatizou: “Com a ARRI Solutions, estamos atendendo à crescente demanda global por produção virtual e soluções de fluxo de trabalho para operadores de estúdios e produtores de conteúdo. As tecnologias desenvolvidas em ‘BaViPro’ agora são aplicadas consistentemente em todos os nossos projetos.”
O consórcio encontrou um pioneiro entusiasta na Rat Pack Filmproduktion para a avaliação do projeto. Durante a produção piloto de dois dias no Estúdio 12, o diretor Sebastian Niemann e o diretor de fotografia Gerhard Schirlo, junto com sua equipe, testaram as tecnologias desenvolvidas como parte do “BaViPro”. Essas inovações podem ser muito úteis na filmagem de “Os Anões”, uma série de romances de Markus Heitz.
“Trabalhar no palco de LED é uma ótima ferramenta para mim, especialmente com materiais de fantasia elaborados como ‘Os Anões’, de Markus Heitz. Isso me possibilita criar de forma crível mundos fantásticos e complexos em uma gama ainda mais ampla para um projeto como esse e trabalhar muito de perto na imagem final já durante a filmagem, mesmo que as cenas tenham grandes partes de efeitos visuais”, comentou o diretor, Sebastian Niemann. “Isso ajuda especialmente ao trabalhar com os atores, que podem se movimentar livremente no cenário digital e, ao contrário do chroma key tradicional, já têm uma imagem concreta do mundo diante de seus olhos. Outra grande vantagem do palco de LED é a interação da iluminação entre os elementos reais e os elementos virtuais da imagem. Isso muitas vezes torna a integração muito mais crível e coerente.”
“Estamos muito satisfeitos em poder trabalhar com esses ótimos parceiros, com os quais já abrimos novos caminhos com ‘Wickie em uma Grande Jornada’ e realizamos a primeira produção alemã em 3D Real, agora novamente para uma produção em larga escala, já na fase de desenvolvimento, para experimentar diferentes possibilidades juntos e fazer um trabalho pioneiro”, concluiu Christian Becker, produtor e diretor administrativo da Rat Pack Filmproduktion.
Site relacionado: https://www.arri.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube