O provedor de serviços digitais belga Proximus e várias de suas unidades de negócios receberam o prêmio Broadcast and Media Project of the Year na cerimônia do AV Awards. No projeto, as soluções da Lawo têm um papel fundamental.
A iniciativa ViCoNG (Next Generation Video Contribution Network) está estruturada em torno de uma configuração baseada em conexões permanentes de rede de fibra óptica entre 18 estádios esportivos e o centro de produção em Bruxelas (BEL), a casa do árbitro assistente de vídeo (VAR) em Tubize e todos os titulares de direitos. Esta iniciativa da Proximus com equipamentos Lawo tem dois objetivos principais: permite mais cobertura ao vivo de forma confiável, de alta qualidade e custo-benefício, e permite que os árbitros assistentes de vídeo trabalhem a partir de um local central em vez de viajar com uma van e monitorar de fora dos estádios. Desta forma, mais eventos esportivos podem ser cobertos com menos membros da equipe, que não precisam mais se deslocar para locais que podem estar a até 150 km de distância.
Projetada para produção clássica e remota, e com larguras de banda de até 100Gbps, a infraestrutura IP ST2110 da Lawo permite que até dez eventos esportivos sejam produzidos, transmitidos, controlados e monitorados simultaneamente, com 16 a 24 câmeras, fluxos de áudio e controle cada. A infraestrutura Proximus oferece transporte bidirecional do sinal dos estádios para Bruxelas, Tubize e além, e de volta para consulta de áudio e vídeo ao vivo entre árbitros dentro e fora do estádio.
O sistema é complementado por gabinetes externos sob medida que foram especialmente projetados para converter os sinais de banda base recebidos da sede em IP e transmitir os fluxos resultantes em dois links de fibra ótica separados usando unidades Lawo V__matrix separadas para uma operação redundante à prova de falhas.
Fluxo de trabalho Proximus e Lawo
Em um cenário de produção clássico, a cobertura ao vivo (ou seja, imagens de vídeo e comentários em dois idiomas) é produzida em uma unidade móvel no local cujos sinais de saída são transmitidos para Bruxelas. Ao mesmo tempo, odos os feeds de câmeras e fluxos de áudio (ambiente de audiência e interfone) são enviados para a central de VAR, que utiliza multiviewers, servidores de replay e uma máquina em câmera lenta para monitorar a ação em campo e se comunicar com o árbitro por meio de fones de ouvido. A infraestrutura está preparada para produção remota para aqueles agentes do mercado audiovisual que decidam trabalhar de forma mais ecológica e rentável.
Rudi Antonissen, gerente de vendas da Lawo no Benelux, lembra que, embora tivessem apenas 90 dias para colocar o projeto em funcionamento, “a experiência da Lawo com redes IP de longa distância, bem como a versatilidade comprovada de nossa plataforma V__matrix C100 definida por software e o sistema de controle de emissões VSM, nos permitiu estar preparados para as primeiras partidas de teste em julho de 2021”.
Dirk Sykora, diretor de desenvolvimento de negócios da Lawo, também confirma que o projeto ViCoNG se baseia em “quase todas as categorias de produtos que a Lawo fabrica”, uma empresa “à prova de futuro e pronta para expandir para oferecer cenários de produção ao vivo que cobrem todas as áreas de entretenimento e informação”.
Geert Standaert, CTO da Proximus, conclui avaliando positivamente que este projeto “transversal e espetacular” tenha sido “facilitado por uma fantástica colaboração com os nossos parceiros e a Lawo”.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube