Engenheiro de som Joe Sanchez aponta que a ajuda do serviço ao cliente da Clear-Com tornou a produção viável
O engenheiro de som Joe Sanchez foi contratado para ajudar na integração de comunicações para um projeto de vídeo de captura de movimento de alto nível envolvendo o rapper americano Post Malone. Com um prazo muito curto e uma necessidade de uso da conexão remota, o projeto apresentava alguns desafios únicos. Sanchez empregou soluções como Clear-Com Eclipse HX Digital Matrix, LQ IP Interfaces, FreeSpeak II Digital Wireless Intercom, HelixNet Digital Network Partyline e Agent-IC Mobile Intercom App.
No entanto, o engenheiro de som insiste que foi a ajuda do serviço ao cliente da Clear-Com que realmente tornou a produção viável. “Liguei para o Atendimento ao Cliente da Clear-Com em inúmeras situações de emergência e sempre fico feliz e reconfortado em ouvi-los do outro lado da linha”, disse Sanchez. “Você precisa de dinheiro para comprar equipamentos, mas não pode comprar o lado humano disso, e esta gravação de vídeo provou isso mais uma vez”, acrescentou.
Devido ao curto prazo e às restrições de saúde, os diretores e produtores precisavam estar remotos, mas ainda deveriam ter uma visão completa da filmagem para fornecer feedback em tempo real. A filmagem foi agendada para sábado à noite, com Sanchez agendado para chegar ao estúdio baseado em Utah na sexta-feira, dando-lhe pouco tempo para encontrar uma solução. Ele precisava encontrar uma maneira de permitir que a equipe remota se comunicasse com todo o pessoal do estúdio, incluindo os operadores de câmera. Ao chegar ao local, Sanchez ligou para o suporte ao cliente da Clear-Com e foi informado que o Agent-IC poderia ser uma solução, mas eles precisariam conectar o LQ à Internet no local para permitir a integração de usuários remotos do Agent-IC.
No entanto, eles estavam indo para um estúdio no qual nunca haviam trabalhado antes, e a rota normal de usar um endereço IP externo estático geralmente requer tempo extra para ser configurada corretamente. Essencialmente, eles seriam totalmente dependentes da infraestrutura de TI disponível do estúdio, sem nenhum entendimento prévio do que estava disponível até sua chegada na manhã da filmagem. O suporte ao cliente da Clear-Com garantiu a Sanchez que estariam disponíveis na manhã seguinte para orientá-lo em qualquer coisa de que ele precisasse.
“Eles estavam literalmente atendendo minhas ligações em uma manhã de sábado, andando pelo supermercado”, declarou Sanchez. Quando Post Malone chegou, eles ainda precisavam estabelecer uma conexão confiável com a Internet. Felizmente, ele precisava “se preparar” para o vídeo de captura de movimento exclusivo, que era tempo suficiente para tomar uma decisão importante. “Tínhamos um sistema AE Lab Eclipse HX em nossa sede, que usamos para fazer demonstrações remotas em toda a nossa linha de produtos. Então, ele já tinha as licenças de software necessárias instaladas e a infraestrutura de IP configurada para lidar com qualquer número de aplicativos Agent-IC remotos usuários”, explicou o gerente de engenharia de aplicações da Clear-Com, Justin Emge. “Embora isso normalmente não faça parte de nossa oferta de serviço ao cliente, consideramos que se tratava de uma situação de emergência e ficamos felizes em intervir.”
As bases FreeSpeak II e HelixNet que Sanchez trouxe para o estúdio foram conectadas ao sistema Eclipse HX por meio do LQ no estúdio, que então atuou como um portal para os cinco produtores e diretores remotos usando o aplicativo móvel Agent-IC, uma solução econômica e facilmente configurável para produções locais, coordenação remota e outras tarefas críticas. Ela essencialmente transforma dispositivos móveis em painéis de intercomunicação intuitivos e completos, que se integram a fluxos de trabalho existentes e se conectam com segurança por 3G, 4G, LTE ou Redes Wi-Fi.
“Depois que a Clear-Com configurou a rede, todos puderam ouvir e falar com diferentes canais conforme necessário, bem como conversar ponto a ponto com os membros da equipe, com a opção de ligar e desligar diferentes fluxos de áudio conforme necessário em toda a filmagem de quatro horas”, lembrou Sanchez. “Ironicamente, por mais estressante que fosse, trabalhar na solução de comunicação não atrasou o projeto e devo tudo isso à Clear-Com”, concluiu.