Home Especiais Protocolo AES67 celebrará seus primeiros dez anos durante a IBC 2023

Protocolo AES67 celebrará seus primeiros dez anos durante a IBC 2023

AES67 também serve como base para o conjunto de normas SMPTE ST 2110 para o transporte de mídia profissional por redes IP gerenciadas

Por Ricardo Batalha

Parece que foi ontem, mas já se passaram dez anos desde a introdução de uma das tecnologias AoIP (Áudio sobre IP) mais potentes e de menor latência até o momento. Inerentemente compatível com o AES67, a Ravenna desenvolveu a primeira tecnologia AoIP do mundo totalmente compatível com esse protocolo. Desde que o padrão foi desenvolvido pela Audio Engineering Society (AES), todas as soluções AoIP existentes, como Livewire, QLAN, Dante e Wheatnet, entre outras, adotaram o AES67 como modo ou perfil operacional, permitindo a interoperabilidade de mais de 2 mil produtos.

Além disso, uma série de testes de conexão bem-sucedidos foi realizada na Europa e nos Estados Unidos para demonstrar que o AES67 tem uma base sólida e atinge seu objetivo: a interoperabilidade entre equipamentos de uma ampla variedade de fabricantes.

O AES67 também serve como base para o conjunto de normas SMPTE ST 2110 para o transporte de mídia profissional por redes IP gerenciadas. ST 2110-30 descreve o transporte de áudio PCM linear e é baseado diretamente no AES67. Para o ST2110-31 (Transporte de áudio AES3), a SMPTE decidiu adotar a definição existente da Ravenna AM821, tornando a Ravenna a tecnologia mais adequada tanto para criar produtos e sistemas compatíveis com o AES67 quanto para implementar o SMPTE ST 2110 em dispositivos.

Além dos requisitos obrigatórios definidos no AES67 e ST 2110, a Ravenna oferece uma ampla variedade de opções de formato, maior flexibilidade para aplicativos de qualquer tamanho e desempenho superior para os requisitos mais exigentes das produções de radiodifusão profissional.

O AES67 passou por duas revisões, sendo a última delas publicada em 2018. O Grupo de Trabalho do AES67 continua seu trabalho de manutenção do AES67 e planeja lançar a terceira revisão do AES67 até o final de 2023. Com a participação da equipe da Ravenna nos grupos de trabalho de várias organizações de padronização, os usuários podem ter certeza de que a Ravenna está sempre alinhada com os requisitos dos padrões atuais e emergentes.

A equipe da Ravenna estará presente no estande 8.F57 na próxima edição da IBC, onde demonstrará a interoperabilidade do AES67 e apresentará uma série de novos produtos compatíveis com o AES67 e ST 2110, juntamente com vários parceiros.

Site relacionado: https://www.ravenna-network.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados