O núcleo da solução compreende o sistema de produção Media Backbone Hive da Sony, a plataforma de gerenciamento multicloud Qvest Cloud Ultimate e o orquestrador de fluxo de trabalho Mayam Tasks
A Qvest Media está desenvolvendo e implementando um novo sistema de produção de mídia para a Deutsche Welle, com sede na Alemanha. O integrador está projetando o fluxo de trabalho de produção com base em uma arquitetura e infraestrutura nativas em nuvem escalonável e modular. A nova estratégia de tecnologia da DW está aproveitando o uso colaborativo de conteúdo agregado e produzido para uma distribuição multiplataforma.
“First on-line” marca a mudança de estratégia na Deutsche Welle, com a qual planeja alinhar seu portfólio de programas e notícias internacionais de múltiplas línguas com os canais de redes sociais on-line. Para estabelecer uma infraestrutura de produção entre sites o projeto está sendo realizado pela equipe da Qvest Media, em estreita colaboração com a equipe de projeto dedicada da Deutsche Welle, com previsão de dois anos de duração.
Após a implementação inicial do produto, o sistema e os fluxos de trabalho serão expandidos através de múltiplos sprints incrementais, juntamente com os especialistas e editores da estação. O núcleo da solução compreende o sistema de produção Media Backbone Hive da Sony, a plataforma de gerenciamento multicloud Qvest.Cloud Ultimate e o orquestrador de fluxo de trabalho Mayam Tasks.
“Estamos implementando o Media Backbone Hive e Mayam Tasks em um estágio inicial do projeto na forma de um produto viável mínimo (MVP) na Deutsche Welle em Bonn e Berlim. Estamos usando o Qvest.Cloud como uma camada de execução para contêineres na nuvem e para monitorar o sistema. Devido ao design do sistema e a rotina do projeto, podemos obter flexibilidade máxima e criar uma configuração de fluxo de trabalho voltada para o futuro com base nas melhores aplicações de seu tipo”, ressalta Ulrich Voigt, diretor de design da Qvest Media.
Para Fabian Hoffmann, gerente de projetos da Deutsche Welle, é especialmente importante poder produzir mais rápido. “Graças ao editor de vídeo HTML-5 do Media Backbone Hive, também podemos trabalhar de forma colaborativa, independentemente de nossa localização. Um grande ponto a favor é a abordagem ágil do projeto que nos permitirá desenvolver continuamente o sistema de acordo com as demandas em constante mudança do mercado”, explica.
Todos os novos componentes serão implementados como uma arquitetura de software virtualizada nas instalações do data center da Deutsche Welle. No futuro, componentes individuais podem migrar para uma nuvem pública. Essa nova solução será inicialmente vinculada ao ambiente de sistema existente, como os produtos Adobe e Avid. A estação planeja adicionar mais aplicativos baseados em nuvem ao sistema.
Para o período após o projeto, a Qvest Media e a Deutsche Welle concordaram em expandir continuamente o sistema com novas funções e fluxos de trabalho. Com mais de 3.000 funcionários, a Deutsche Welle tem uma alta demanda por funções de nuvem globalmente utilizáveis. Graças a ferramentas de pesquisa automatizadas e aplicativos que facilitam o trabalho colaborativo e o acesso global ao pool de conteúdo comum, o projeto agregará conteúdo, produção e relatórios.
Finalmente, vale a pena notar que toda semana, o conteúdo da Deutsche Welle atinge mais de 100 milhões de pessoas em todos os continentes.