O projeto das estações de rádio da Universidade da Costa Rica, que renovaram seu sistema de automação com AEQ AudioPlus, foi concluído no final do ano passado, com a extensão de duas licenças e a migração do servidor de banco de dados.
A Universidade da Costa Rica (UCR) é uma das cinco universidades estatais da República da Costa Rica, sendo considerada uma das mais prestigiadas e reconhecidas da América Latina, e a melhor universidade da América Central e do Caribe. Seu campus principal, a Ciudad Universitaria Rodrigo Facio, fica em Montes de Oca, a cerca de 3 km do centro da capital do país, San José.
A Universidade da Costa Rica (UCR) decidiu renovar seu sistema de automação AEQ Mar4Suite Pro em uso por muitos anos, pelo atual sistema AudioPlus. O Projeto tem se desenvolvido gradativamente nos últimos anos.
As estações de rádio da Universidade da Costa Rica promovem a livre expressão de ideias por meio de uma programação diversificada, criativa e de qualidade. As três emissoras universitárias são dedicadas à divulgação de conteúdos artísticos, educativos e análises da política local e internacional. Atualmente têm três frequências: Rádio Universidad 96.7FM, Rádio U 101.9 FM e Rádio UCR 870AM. Para cada frequência foi instalada uma licença On Air e uma licença Production, totalizando três licenças Playout e três licenças Planner.
A versatilidade das licenças AudioPlus permite que qualquer programador de qualquer estação faça contribuições para diferentes frequências. Se necessário, as estações de Playout também podem ser polivalentes, podendo integrar dois ou mais jogadores no mesmo computador que podem ser diversificados em diferentes frequências.
Vantagens de migrar de Mar4Suite Pro para AudioPlus:
Servidor centralizado no farm de servidores da universidade.
Integração de unidades de rede dentro do AudioPlus, para a importação/exportação massiva de áudios.
Catalogar a biblioteca de sons por qualquer filtro necessário.
Importações e padronizações de áudio semiautomáticas.
Modo de segurança: AudioPlus é capaz de transmitir tudo o que carregou no cache sem depender de um servidor. Desta forma, dias ou semanas completos podem ser automatizados sem a necessidade de conexão com um servidor central.
Baixo investimento em hardware: AudioPlus aceita qualquer placa de áudio do mercado, seja profissional, semi-profissional ou de baixo custo. A UCR reutilizou os cartões que usava em outras aplicações para não perder esse investimento.
Processo de migração completo para áudios e metadados. Nenhum áudio foi perdido no processo de migração.
O projeto terminou com a instalação de duas novas licenças, a migração do seu servidor de Banco de Dados e Áudio para um servidor mais capaz sem a necessidade de interromper a transmissão integrando o modo seguro, e um treinamento de dois dias para o novo pessoal para explicar as principais características do sistema.
Site relacionado: http://www.aeq.eu/products/audioplus
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube