Com o apoio da Avicom Engenharia, a emissora atualizou o seu parque de recepção para suportar a codificação HEVC 4:2:2 e ganhar mais eficiência
Detentora exclusiva dos direitos de transmissão dos XVIII Jogos Pan-Americanos na televisão aberta, a RecordTV destacou 70 profissionais e uma grande infraestrutura técnica para cobrir os dezessete dias de competição, diretamente de Lima, no Peru. Entre o final de julho e o início de agosto foram produzidas mais de 1000 horas de programação para abastecer o canal Record News, o serviço de streaming Play Plus, o Portal R7, além da própria RecordTV.
Com o apoio da Avicom Engenharia, a emissora atualizou o seu parque de recepção para suportar a codificação HEVC 4:2:2 e ganhar mais eficiência. Entre os desafios técnicos enfrentados na preparação para os Jogos, estava a alteração no padrão de codificação das imagens transmitidas via satélite pela produtora anfitriã. No lugar do tradicional H.264 4:2:0, a host-broadcaster optou pela definição do uso do codec HEVC 4:2:2 (High Efficiency Video Coding), acarretando a necessidade de aquisição de novos receptores/decodificadores (IRDs) na recepção dos sinais por satélite.
Coube a Avicom Engenharia, representante oficial da MediaKind no Brasil, a responsabilidade pelo fornecimento da solução. Para isso foram utilizadas dez unidades do IRD MediaKind RX8200, uma solução que integra recepção modular avançada e decodificação, com suporte ao DVB-S2X e ao HEVC.
Ao atender a demanda da RecordTV para os Jogos Pan-Americanos, a tecnologia da MediaKind trouxe o máximo de eficiência na compressão de vídeo, permitindo ganhos de até 50% na largura de banda utilizada e economia na contratação dos serviços de satélite, por exemplo. “Em março, adquirimos os dez IRDs da MediaKind para realizar a transmissão dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e em julho eles já estavam instalados e liberados para a execução do trabalho”, conta Sérgio E. Di Santoro Bruzetti, Engenheiro de Projetos da emissora. “A nossa opção pela Avicom e a MediaKind é resultado do longo relacionamento que temos com ambas. A Avicom é parceira da emissora e tem colaborado em todas as nossas demandas”. Esta é a primeira vez que a RecordTV trabalha com a amostragem de vídeo em 4:2:2. Sérgio Bruzetti explica ainda que os receptores MediaKind RX8200 serão incorporados ao parque de recepção da emissora, pois além da compatibilidade com a codificação HEVC 4:2:2, eles suportam padrões anteriores, como o MPEG-44:2:0. Assim, reforçam a capacidade atual da RecordTV e garantem uma evolução tranquila para os novos padrões.
“Os Jogos Pan-Americanos de 2019 reuniram 6 mil atletas de 41 países em 417 eventos de 38 modalidades. É uma tarefa impressionante cobrir um evento deste porte e mais uma vez a RecordTV executou a sua missão com grande sucesso, levando imagens belíssimas de todas as disputas e premiações aos espectadores de todas as suas plataformas”, comemora Jaime Ferreira, diretor da Avicom Engenharia.
“Nós tivemos a honra de auxiliar a emissora nesta operação e a ganhar ainda mais eficiência nos seus fluxos de recepção e transmissão”.
Graças à sua eficiência e versatilidade, os IRDs MediaKind RX8200 poderão ser configurados inclusive para a recepção de sinais em 4K, através da combinação de canais. O modelo é adequado para qualquer possível cenário imaginável, pois é capaz de decodificar uma infinidade de formatos de vídeo e oferecer conectividade total para todos os meios de transmissão através de uma escolha abrangente e modular de opções.