Home Reportagens Recuperação de relíquias submersas no rio Yangtze expostas com soluções da TVU

Recuperação de relíquias submersas no rio Yangtze expostas com soluções da TVU

Shanghai Media Group (SMG) transmitiu ao vivo toda a escavação de um dos maiores veleiros antigos de madeira da China

Por Ricardo Batalha

As soluções 5G da TVU permitiram que espectadores de todo o mundo experimentassem ao vivo a escavação e recuperação de relíquias de um antigo navio afundado no fundo do rio Yangtze, o maior da Ásia. O Shanghai Media Group (SMG) transmitiu ao vivo toda a escavação de um dos maiores veleiros antigos de madeira da China. Submerso por mais de 150 anos no leito do rio Yangtze, esta escavação arqueológica particular transmitida com soluções TVU escondeu um tesouro de mais de 600 relíquias. As imagens ao vivo foram transmitidas na Dragon TV em Xangai, STV na Escócia e Kankan News na China, entre outras televisões e plataformas.

Devido às restrições impostas ao salvamento arqueológico subaquático e às condições do navio a bordo, a transmissão enfrentou inúmeros desafios: falta de comunicação ou sinais de rede no local, dificuldade de capturar as principais imagens subaquáticas, incerteza sobre o momento em que o navio seria totalmente escavado e restrições quanto ao número de membros da equipe de produção. Para enfrentar todos esses desafios, a SMG desenvolveu uma solução que incluía um estúdio temporário em estilo contêiner com equipamento de transmissão de micro-ondas em seu interior. Os sinais de todas as câmeras eram recebidos no estúdio contêiner, de onde eram transmitidos para uma unidade móvel localizada no aterro mais próximo.

Para garantir um retorno de sinal estável do OB, a SMG decidiu usar o codificador ponto a ponto TVU G-Link e o roteador de agregação multi-rede TVU Router, que fornecia transmissão em tempo real de sinais principais e de backup do estúdio para produção final e transmissão, onde um servidor TVU Transceiver recebia o sinal com latência inferior a um segundo. O TVU Router também forneceu acesso à rede em banda larga para a unidade móvel, agregando redes 5G e 4G multioperadoras, empregando sua tecnologia proprietária IS+ para garantir largura de banda ideal.

Paul Shen, CEO da TVU Networks, diz que a empresa está “orgulhosa” de ter participado “deste momento incrível da arqueologia subaquática chinesa”. “Devido à força de nossa tecnologia de agregação multi-rede IS+, a SMG conseguiu obter largura de banda multi-rede das margens do rio Yangtze e transmitir este evento remoto ao vivo para telespectadores em todo o país”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados