A RED Digital Cinema anunciou o lançamento da V-RAPTOR XE, novo modelo de sua linha Z Cinema, que será exibido na IBC 2025. A câmera foi desenvolvida para atender criadores independentes que buscam qualidade cinematográfica em grande formato com preço mais acessível. Custando 14.995 dólares, o equipamento chega ao mercado em outubro e contará com atualização de firmware que trará inicialização mais rápida e otimização do sensor para uso mais eficiente de energia.
A V-RAPTOR XE mantém o sensor global shutter 8K de grande formato (VV) da linha V-RAPTOR \[X], oferecendo fidelidade de imagem, ampla faixa dinâmica e desempenho superior em baixa luminosidade. Entre os recursos, estão gravação em 8K VV até 60 quadros por segundo, 6K S35 até 80 fps, 4K até 120 fps e 2K até 240 fps. O equipamento entrega 17 stops de latitude de exposição, pesa pouco mais de 1,8 kg e pode ser adquirido com montagem RF ou Nikon Z, garantindo versatilidade no uso de lentes.
Segundo o CEO da RED, Keiji Oishi, a proposta é oferecer um modelo mais direto e eficiente para documentaristas, realizadores independentes, produtores de comerciais e criadores que não necessitam de todos os recursos avançados do V-RAPTOR \[X], mas exigem qualidade de imagem de alto nível.
A empresa também anunciou o V-RAPTOR XE Cine Essentials Pack, que inclui câmera, adaptador PL com filtro ND eletrônico, monitor DSMC3 RED Touch de 7 polegadas e Outrigger Handle, pelo valor de 19.995 dólares. Além disso, donos das câmeras KOMODO e KOMODO-X terão a possibilidade de participar de um programa de troca, recebendo crédito para aquisição da nova V-RAPTOR XE ou do V-RAPTOR \[X].
Os usuários que adquirirem a XE poderão, futuramente, fazer upgrade para incorporar o conjunto completo de recursos do V-RAPTOR \[X].
A RED estará na IBC 2025 no estande 11.C20a, junto a seus parceiros Nikon e Mark Roberts Motion Control (MRMC). A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).
Site relacionado: https://www.red.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube