Home Reportagens Red Bull Batalla Finals: primeira produção remota multicanal Dolby Atmos sobre internet pública com TVU Networks

Red Bull Batalla Finals: primeira produção remota multicanal Dolby Atmos sobre internet pública com TVU Networks

O fluxo de trabalho inovador na Red Bull Batalla 2024 combinou precisão de áudio avançada, IA e sincronização de baixa latência

Por Ricardo Batalha

A Final Mundial da Red Bull Batalla, a icônica competição de rap freestyle da Red Bull, levou a produção remota a um nível inédito em 30 de novembro de 2024. Realizado no WiZink Center, em Madri, o evento reuniu os melhores rappers freestyle do mundo, proporcionando performances impressionantes para milhões de fãs. Nos bastidores, a Red Bull contou com a tecnologia de ponta da TVU Networks para executar uma produção ao vivo complexa, com sincronização avançada de áudio e vídeo e baixa latência, tudo sobre a internet pública e a um custo muito menor do que as configurações tradicionais.

No centro dessa conquista estavam duas unidades TVU RPS One, cada uma equipada com quatro conexões SDI, sendo que cada entrada SDI podia transmitir até 16 canais de áudio. Essa capacidade permitiu a precisão necessária para um evento dessa magnitude. Com suporte para até 128 canais de áudio e integração perfeita com a produção Dolby Atmos, a solução estabeleceu um novo padrão para produções remotas com qualidade de áudio premium. Cada rima, batida e reação da plateia foram transmitidas em tempo real com perfeita sincronização, garantindo uma experiência imersiva para os telespectadores de todo o mundo.

Usando o TVU RPS One, a Red Bull transmitiu áudio e vídeo de Madri para uma sala de produção remota em Salzburgo, criando uma mixagem Dolby Atmos. Esse fluxo de trabalho avançado garantiu uma experiência de áudio detalhada e imersiva, com sincronização precisa e simplicidade nas configurações, proporcionando uma qualidade de produção ao vivo normalmente restrita a locais.

A Red Bull foi além da logística de produção, utilizando o TVU Search, uma ferramenta baseada em nuvem com IA, para melhorar o engajamento dos fãs e otimizar fluxos de trabalho. A transcrição IA converteu letras de freestyle em texto em tempo real, enquanto o reconhecimento facial marcou os performers, criando um banco de dados sincronizado para documentação rápida e novas oportunidades de reaproveitamento de conteúdo e interação com torcedores.

“Nossa parceria com a Red Bull em 2024 destaca como, juntos, estamos transformando o que é possível na produção de eventos ao vivo. Ao aproveitar as soluções de nuvem e REMI da TVU, não estamos apenas lidando com as configurações de produção existentes, mas também possibilitando tipos inteiramente novos de eventos ao vivo que antes eram impossíveis, tanto técnica quanto economicamente”, comentou Fernando Pinto, chefe de soluções da Europa da TVU Networks. “Essa colaboração nos permite produzir mais eventos ao vivo de alta qualidade remotamente, alinhando inovação com responsabilidade ambiental”, concluiu.

Site relacionado: https://www.tvunetworks.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados