A emissora espanhola Atresmedia investiu em uma solução que mantém a sincronização com o centro de playout primário e garante um failover instantâneo
A emissora espanhola Atresmedia complementou a sua instalação integrada de playout já existente, Imagine Communications Versio, com a implantação de um centro de playout de recuperação de desastres baseado em Versio. O novo recurso de backup mantém a sincronização com o centro de playout primário para garantir um failover instantâneo e contínuo, caso seja necessário.
A Atresmedia decidiu implementar uma instalação de backup para garantir a máxima disponibilidade de seus serviços de playout críticos. O requisito para o centro de recuperação de desastres, projetado e desenvolvido pela QinMedia, revendedora certificada da Imagine Communications, era que ele deveria fornecer os mais altos padrões de confiabilidade em termos de localização, fornecimento de energia e redes de acesso, bem como redundância dos sistemas técnicos.
Além de fornecer redundância total para todos os elementos no principal centro de playout, a nova solução de continuidade de negócios teve que ser totalmente integrada à arquitetura Atresmedia. Em particular, deveria haver um fluxo de trabalho automatizado que vinculasse o centro de recuperação de desastres ao playout principal. Enquanto os dois sistemas estão fisicamente isolados uns dos outros, eles são mantidos em perfeita sincronia e a troca é praticamente perfeita.
“Temos investido muito esforço em nossa exigência de contingência para garantir a continuidade de nossos serviços de transmissão. Consideramos a Imagine Communications um parceiro com valores semelhantes aos nossos e que está disposto a trabalhar conosco para encontrar soluções para nossos desafios emergentes”, afirma Raúl Lorenzo, vice-diretor técnico da Atresmedia.
O centro de playout de backup é um espelho da instalação principal. Atualmente, existem 11 canais Versio, configurados como 10 mais um sobressalente, ao lado do sistema de armazenamento online Imagine Communications Versio IOX SAN.
O sistema integrado de reprodução garante a sincronização com o centro principal e está disponível para ser transmitido automaticamente por meio da ferramenta de redundância Versio Redundancy. As tecnologias de espelhamento do Versio IOX SAN garantem que o conteúdo seja correspondido entre os centros principal e de backup. Os gráficos de produção são gerados no mecanismo gráfico do Versio e acionados automaticamente a partir da lista de reprodução.
“Usando o Versio e as ferramentas de software incorporadas, conseguimos criar um centro de playout de backup que espelha precisamente a continuidade principal, e fizemos isso de forma rápida e econômica”, afirma Mathias Eckert, SVP e GM EMEA e APAC para Playout & Networking na Imagine Communications. A QinMedia, que forneceu o equipamento Imagine Communications para a Atresmedia, também incorporou algumas de suas ferramentas de software proprietárias, incluindo QMonitor, QList e QMover.