Home Reportagens RFS lança antenas prontas para ATSC3.0 e 5G-TV para transmissão NextGen

RFS lança antenas prontas para ATSC3.0 e 5G-TV para transmissão NextGen

As novas soluções também suportam os padrões DTMB-A e Advanced ISDBT

Por Ricardo Batalha

A Radio Frequency Systems (RFS), especialista global em infraestrutura de transmissão e sem fio, lançou duas novas gamas de antenas, as séries NGP e NGS, adequadas para os padrões de transmissão de última geração, incluindo ATSC3. 0, 5G-TV, DTMB-A e ISDBT Avançado.

A série NGP atende às emissoras à medida que avançam para os padrões de transmissão da próxima geração. Elas são baseadas nas principais soluções PEP e PEPL da RFS, que atendem a vários locais principais de alta potência, incluindo o One World Trade Center, e são projetados para locais menores que operam em níveis de potência médios. Aproveitam as principais inovações do RFS, incluindo a Tecnologia de Polarização Variável (VPT), e fornecem uma solução adequada para locais pequenos e médios.

Os recursos MIMO da solução servirão às emissoras que adotam a transmissão NextGen para fornecer conteúdo não tradicional, como datacasting. Além disso, o tamanho, peso e custo reduzidos permitem que essa solução também atenda às emissoras que implantam SFNs.

As antenas da série NGS também são projetadas para suportar redes de TV de última geração multicanal e são adequadas para uso como antenas autônomas ou para uso em redes de frequência única (SFNs). As antenas menores baseadas na solução SBB comprovada da RFS tornam o equipamento mais leve para melhorar o carregamento da torre, além de ser mais econômico. As antenas são capazes de trabalhar em conjunto com os combinadores Starpoint da RFS e HELIFLEX para construir um sistema RF NextGen completo, permitindo que as emissoras superem alguns dos desafios CAPEX de migrar para uma arquitetura SFN que requer um número maior de sites.

As soluções também funcionam com a ferramenta de seleção de antenas da RFS para garantir o melhor desempenho possível para cada implantação. Este equipamento já está sendo testado com sucesso na Coréia do Sul e para testes de transmissão NextGen no Brasil.

“A transmissão da próxima geração mudará fundamentalmente o cenário dos equipamentos de transmissão. Embora ainda haja a necessidade das soluções de altíssima potência que a RFS fornece há mais de 40 anos, também há uma demanda por antenas menores para permitir um modelo SFN mais adequado para atender aos requisitos NextGen. Estas soluções oferecem isso de uma maneira comercialmente viável para as emissoras e permitirão que elas estejam na frente quando se trata de fornecer a funcionalidade antecipada da NextGen TV”, comentou Nick Wymant, gerente de produto global – Transmissão da RFS.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados