A Riedel Communications anunciou o lançamento de duas novas adições à sua aclamada série de Adaptadores de Rede (NSA): o NSA-003A e o NSA-006A. Apresentados na IBC 2024, as interfaces são projetados para avançar os fluxos de trabalho baseados em IP para áudio e intercomunicação, oferecendo flexibilidade, confiabilidade e integração perfeita para profissionais em ambientes de broadcast, eventos ao vivo e estúdios.
O NSA-006A é projetado especificamente para ambientes de áudio, oferecendo um conjunto robusto de recursos adaptados aos fluxos de trabalho modernos centrados em IP. Seus inputs universais (Mic, Line e AES3) e outputs (Line e AES3) proporcionam flexibilidade independente de formato, com detecção de conexão física para cada porta de áudio, bem como comutação automática nos inputs. O dispositivo compacto também inclui uma interface de áudio USB estéreo, uma saída para fones de ouvido com controle de volume via botão rotativo e barra de LED, e três GPIOs para maior flexibilidade. Seu design robusto e conjunto abrangente de recursos tornam-no indispensável para cabines de comentários e narração, salas de controle e produções externas.
“O NSA-006A está repleto de recursos inovadores”, declarou Roger Heiniger, Gerente Sênior de Produtos de Áudio na Riedel Communications. “Além dos seus inputs universais, meu destaque pessoal é o design avançado do pré-amplificador de microfone com uma faixa dinâmica de 156 dB. Isso elimina a necessidade de ajustes manuais de ganho analógico e evita as complexidades da compensação de ganho proprietária entre dispositivos de consumo.”
Por outro lado, o NSA-003A é um adaptador de intercomunicação analógica de 2 fios versátil que combina um design compacto com funcionalidade avançada. Com duas conexões físicas de 2 fios, este interface permite conexões entre até quatro linhas de partyline analógicas de terceiros e sistemas de intercomunicação digital/baseados em IP, como o Artist e o Bolero. A inclusão de uma interface de áudio USB estéreo facilita o streaming fácil de áudio de um dispositivo conectado diretamente para a rede AoIP, enquanto três GPIOs aprimoram o dispositivo com capacidades de chamada e mudo de microfone via botões externos. Junto com o suporte a cancelamento automático de eco, esse conjunto de recursos torna o NSA-003A uma ferramenta essencial para ambientes de produção onde a confiabilidade, flexibilidade e interoperabilidade são fundamentais.
Ambos os modelos novos são projetados com fluxos de trabalho centrados em IP em mente, suportando padrões abertos como AES67, SMPTE 2110-30 e 31, e NMOS IS-04, IS-05, IS-07 e IS-08. Eles apresentam redundância PoE e SMPTE 2022-7 com gerenciamento em banda ou fora da banda, garantindo desempenho confiável mesmo nas condições mais exigentes. Construídos para operação silenciosa sem ventilador em ambientes de até 30 °C, os NSAs também têm um ventilador controlado por temperatura para uso em temperaturas de até 55 °C. Com seu tamanho compacto de 1 RU e 1/3 de rack, eles oferecem opções de montagem versáteis, incluindo montagem em desktop, parede, rack e VESA.
Heiniger acrescentou: “Esses novos membros da família NSA são mais do que apenas interfaces. Com o NSA-003A e o NSA-006A, estamos mostrando os primeiros da nossa série de adaptadores de rede de próxima geração que inaugurarão uma nova era de soluções flexíveis de E/S e estabelecerão a base para fluxos de trabalho de áudio totalmente automatizados ou auto-operados.”
Virtual SmartPanel na IBC 2024
Na IBC 2024, a Riedel Communications anunciou o lançamento de sua inovadora solução Virtual SmartPanel® (VSP). Esse novo software permite que os usuários utilizem seus dispositivos móveis para conexões remotas de intercomunicação, proporcionando maior eficiência operacional e acessibilidade em diversos ambientes de produção. O VSP da Riedel promete revolucionar a forma como os sistemas de intercomunicação são implementados e gerenciados, introduzindo uma infraestrutura híbrida virtual que se integra perfeitamente com a plataforma Artist-1024 e prepara o terreno para a próxima geração de soluções de software da Riedel.
“O Virtual SmartPanel evolui o conceito existente de SmartPanel da Riedel ao adicionar intercomunicações remotas altamente seguras, flexíveis e escaláveis em iPhones e tablets Android, bem como em navegadores para operação independente de plataforma”, afirmou Felix Kolls, Gerente de Produto de Intercomunicação da Riedel Communications. “Isso oferece uma flexibilidade e mobilidade incomparáveis nas comunicações, tornando-o uma ferramenta indispensável para produções dinâmicas e em constante mudança.”
O VSP é caracterizado por um design centrado no usuário, que é tão funcional quanto intuitivo. Ele conta com bancos de teclas personalizáveis e extensas capacidades de gerenciamento de perfis, permitindo que os usuários ajustem sua configuração de comunicação de acordo com suas necessidades específicas. O layout e a funcionalidade da interface são inspirados pelo SmartPanel da Série 1200 da Riedel, proporcionando uma experiência de usuário familiar e eficiente, com o número de teclas disponíveis variando de 16 (telefone) a 48 (tablet) e até 64 (navegador).
Como um dos primeiros produtos a utilizar a plataforma de gerenciamento STAGE™ da Riedel, o VSP oferece uma abordagem nova e segura para autenticação de usuários, com integração sem falhas aos provedores de identidade existentes dos clientes, garantindo uma transição suave e rápida implantação. O STAGE também oferece recursos avançados de suporte remoto, como Visualização ao Vivo e Controle Remoto, permitindo que os administradores monitorem o status das teclas e resolvam problemas em tempo real. Um modelo de licenciamento centrado no usuário oferece acesso em vários dispositivos com uma única assinatura, possibilitando transições contínuas entre plataformas. Essa flexibilidade se estende à configuração do intercomunicador, onde cada usuário pode gerenciar múltiplos perfis, alternando facilmente entre funções de produções sem exigir configuração adicional da equipe de engenharia.
A abordagem baseada em padrões e segura da TI da Riedel faz do VSP a solução de intercomunicação móvel mais segura disponível. Ele conta com inúmeros mecanismos de redundância e segurança – desde conexões seguras ponto a ponto via servidores STUN e TURN e streams criptografados WebRTC até conexões redundantes de áudio e dados.
“O Virtual SmartPanel não apenas aprimora nossa plataforma de intercomunicação Artist, mas também lidera nosso avanço para o domínio dos sistemas de intercomunicação totalmente virtualizados. Com o STAGE e o Virtual SmartPanel, estamos construindo a base para modelos de implantação híbridos baseados em servidor”, avaliou Jake Dodson, Diretor Executivo de Gestão de Produtos.
Riedel Revela o revolucionário SAME Smart Audio & Mixing Engine
A Riedel anunciou o lançamento do seu inovador Smart Audio & Mixing Engine SAME™, uma nova suíte de software de processamento de áudio que promete redefinir o cenário de áudio broadcast com automação e flexibilidade incomparáveis.
Desenvolvido para atender às crescentes demandas dos fluxos de trabalho de áudio modernos, o SAME é baseado na mais recente tecnologia de clusters de servidores comerciais (COTS) para oferecer capacidades de processamento sem igual, que escalam com facilidade conforme as necessidades de produção. Com um conjunto extenso de mais de 30 ferramentas e mixers avançados de processamento de áudio — que vão desde nivelamento automático e equalização dinâmica até upmixing 5.1, medidores de loudness e analisadores de sinal — a solução atende a uma ampla gama de aplicações, como locução, mixagem automatizada, monitoramento de áudio e inserção de processos em linha. Em combinação com as entradas universais da nova linha de Network Stream Adapters (NSA) da Riedel, os usuários desfrutarão de um caminho de sinal totalmente automatizado do microfone ao fone de ouvido.
“O SAME abrirá um mundo de novos fluxos de trabalho para a indústria de produção de áudio”, apontou Roger Heiniger, Gerente Sênior de Produtos da Riedel Communications. “Com seus poderosos mecanismos de automação e ferramentas de processamento inteligentes, como equalização dinâmica baseada em impressão digital e nivelamento automático baseado em loudness, permite que os profissionais se concentrem na criatividade e no conteúdo, em vez de se perderem em detalhes técnicos. Estamos empolgados para ver como o SAME irá aprimorar produções de todos os tamanhos.”
O exclusivo Audio Pilot do SAME garante que os engenheiros de áudio possam sempre manter a visão geral de todas as produções em andamento, oferecendo uma visão abrangente de produções multilocalizadas para monitoramento e gerenciamento centralizados. O Audio Pilot também apresenta um sistema de monitoramento de áudio independente de processos e mixers, com comutação de caminho de monitoramento totalmente automatizada, permitindo que os usuários selecionem e ouçam qualquer processo em execução instantaneamente em todo o sistema, sem a necessidade de roteamento manual de sinais.
A nova plataforma de gerenciamento Riedel STAGE™ simplifica a combinação de dispositivos, funções e pessoal sem a necessidade de conhecimento de protocolos ou IP, agilizando as operações e reduzindo os tempos de configuração e treinamento. Esse backend de gerenciamento conta com fortes capacidades de assistência remota para cenários de produção remota ou em casa e está em conformidade com os mais altos padrões de segurança de TI. A ferramenta baseada em navegador também possui um gerenciamento extenso de direitos de usuário com integração a diretórios corporativos e provedores de identidade de terceiros (LDAP/AD, SAML, etc.). Como o processamento e o roteamento de E/S não estão vinculados a uma localização física, o SAME permite uma rápida troca entre diferentes espaços de trabalho e áreas de produção, evitando gargalos de recursos de processamento e problemas de direitos de acesso associados a soluções de processamento monolíticas tradicionais.
“O SAME foi projetado por especialistas em áudio para especialistas em áudio, como uma caixa de ferramentas de áudio de alto desempenho e flexível para resolver uma variedade de necessidades de produção ao vivo à medida que surgem. Juntamente com nossa nova plataforma STAGE para configuração, gerenciamento e operação, o SAME inaugura uma nova era de soluções baseadas em servidor, atendendo à necessidade da indústria por modelos de implantação flexíveis com capacidade de escalar de forma flexível”, concluiu Jake Dodson.
Site relacionado: https://www.riedel.net/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube