A Riedel Communications revelou que forneceu ao Comitê Organizador Local (LOC) de Munique 2022 comunicações, transmissão e suporte de TI de eventos para o Campeonato Europeu de 2022, que ocorreu de 11 a 21 de agosto em Munique (ALE). Os técnicos da Riedel instalaram mais de 1.600 km de fibra para estabelecer uma infraestrutura de rede robusta para o evento, enquanto a plataforma AV distribuída MediorNet da empresa forneceu roteamento e processamento de sinal e sua matriz digital Artist e sistemas de intercomunicação sem fio Bolero forneceram comunicações confiáveis para as equipes de produção.
Reunindo os campeonatos existentes dos principais esportes da Europa em um evento multiesportivo, sendo o maior evento esportivo realizado em Munique (ALE) desde as Olimpíadas de 1972, contando com nove esportes olímpicos ao longo de 11 dias do torneio, o Campeonato Europeu contou com mais de 4 mil atletas de 50 países, competindo em 175 eventos de medalhas em nove esportes olímpicos.
O evento de 11 dias, para o qual o LOC atuou como emissora anfitriã, foi realizado no Parque Olímpico de Munique, além de outros locais da cidade, incluindo Königsplatz e Odeonsplatz. “O LOC tinha metas muito ambiciosas em relação à visibilidade dos campeonatos e ao envolvimento do público no local em Munique, bem como para os milhões de espectadores em casa, mantendo um olhar atento aos orçamentos disponíveis. Mas com nossa combinação flexível e escalável de IP MediorNet e Artist, conseguimos implementar uma solução unificada econômica para dados, interfone, vídeo e áudio, conectando todos os locais em uma rede abrangente”, disse Marc Schneider, diretor executivo de eventos globais da Riedel Comunicações.
Felix Demandt, gerente de projetos sênior da Riedel, acrescentou: “Para o Campeonato Europeu de 2022, as tecnologias da Riedel suportaram comunicações, transmissão e TI, todas igualmente importantes, já que nenhuma dessas áreas funciona sem as outras, e rodando no mesmo a infraestrutura. Portanto, não importa como a equipe de produção trocasse informações – falando por interfone, enviando sinais do ponto A ao ponto B, usando a internet ou simplesmente imprimindo uma programação – nossas soluções estavam envolvidas.”
No Parque Olímpico, a Riedel distribuiu três linhas de internet de 10 Gbit para as áreas de produção, mídia/imprensa e comentários, ao mesmo tempo em que forneceu uma WLAN com mais de 300 pontos de acesso. Para as comunicações da equipe de produção, a empresa instalou uma rede de intercomunicação de matriz digital Artist composta por 10 nós de intercomunicação Artist-64 e 11 Artist-1024, com 450 SmartPanels para controle localizados em várias salas de controle.
A plataforma Artist integrou-se perfeitamente ao sistema de intercomunicação sem fio Bolero da Riedel, que consistia em mais de 400 cintos sem fio Bolero e 168 antenas no evento e nas áreas de produção do host. Além disso, 2.500 rádios foram usados na produção, que a Riedel apoiou com a instalação de nove sistemas de rádio TETRA.
A instalação MediorNet de Riedel foi o coração da distribuição de sinal para o Campeonato Europeu. O sistema consistia em mais de 250 nós, incluindo dispositivos MicroN e MicroN UHD, além de 11 quadros VirtU para processamento de sinal de mídia e conversão SDI para IP. Controlado centralmente a partir do Centro de Operações Técnicas (TOC), o sistema foi usado para fornecer sinais aos detentores de direitos no Centro Internacional de Transmissão (IBC) e nas instalações do Parque Olímpico.
Além disso, sinais unilaterais e linhas de host foram transmitidos para locais externos, que foram conectados de forma redundante via Dark Fiber. Quatro técnicos da Riedel estiveram no local em cada um desses locais para cuidar da produção do evento para os espectadores.
“Reunir o Campeonato Europeu foi um grande empreendimento que começamos a planejar há mais de um ano e meio e levamos uma equipe de 96 funcionários em Munique para realizar”, acrescentou Demandt. “O backbone de TI para comunicações sozinho consistia em mais de 600 switches e 20 a 25 nós MediorNet eram necessários em cada local, com locais maiores exigindo ainda mais. Além disso, configurar o sistema Bolero e os Artist SmartPanels foi uma tarefa enorme para gerenciar com antecedência.”
“Felizmente, nossos sistemas foram conectados ao Riedel Operation Center (ROC) em Wuppertal, o que nos forneceu acesso a know-how e recursos adicionais de nossa sede. E os resultados falam por si. O evento foi um grande sucesso para o LOC e pudemos fornecer às equipes de produção comunicações confiáveis e conectividade com a Internet, enquanto larguras de banda de 200 Gbit ofereceram às emissoras flexibilidade excepcional para entregar o evento aos espectadores em casa”, concluiu Demandt.
Site relacionado: https://www.riedel.net
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube