Home Reportagens Riedel: MediorNet MuoN, o eixo da nova rede media-over-IP implantada pela francesa TDF

Riedel: MediorNet MuoN, o eixo da nova rede media-over-IP implantada pela francesa TDF

Medida permite à TDF interligar seus clientes por meio de data centers de terceiros, economizando espaço e custos de energia

Por Ricardo Batalha

A operadora e gerenciadora de infraestrutura francesa TDF implantou uma rede de mídia IP multicliente baseada na tecnologia MediorNet Muon da Riedel em Paris. A implantação, projetada sob medida, se adapta aos fluxos de trabalho operacionais e de serviço da própria TDF em um momento em que a convergência é fundamental para o sucesso dos projetos. Na verdade, os SFPs MuoN estão permitindo a migração de formatos SDI legados usando o padrão SMPTE ST 2110 para processar sinais não compactados.

Os gateways IP MediorNet MuoN da Riedel, baseados em SFPs, oferecem várias interfaces convenientes para converter sinais SDI em IP. Graças ao seu formato pequeno (SFP+, SFP28), os SFPs MuoN A com capacidade para 3G/HD podem até ser instalados dentro de um switch IP 10GE/25GE padrão. Os módulos definidos por software estão disponíveis com uma variedade de diferentes configurações de entrada e saída (incluindo BNC, fibra ou HDMI) e podem ser configurados para executar encapsulamentos como SMPTE ST 2110 e ST 2022-6.

A rede de mídia sobre IP da TDF não apenas apresenta SFPs MuoN série A alojados diretamente em switches IP para resoluções de vídeo HD, mas também SFPs MuoN série B usados com o agregador VirtU 32 da Riedel para processamento de vídeo UHD de ponta. Com até dois canais UHD por SFP, a granularidade da tecnologia MediorNet MuoN da Riedel permite que a TDF dimensione sua rede conforme necessário, reduzindo os riscos associados a falhas de hardware. Além disso, a tecnologia MuoN da Riedel suporta a API RESTful, o que tornou fácil para o TDF adaptar o sistema às suas necessidades exclusivas.

Daniel Rodríguez, diretor de programas de inovação de mídia da TDF, vê a tecnologia MediorNet Muon da Riedel como chave para sua estratégia, que envolve “migrar progressivamente do legado SDI para IP, no ritmo do mercado, com um risco mínimo graças à sua natureza híbrida”.

Por outro lado, Franck Berger, gerente regional de vendas da Riedel para o Sul da Europa, confessa que está “impressionado” pela “velocidade e fluidez com que as equipes da TDF adotaram nossa tecnologia e integraram todas as suas vantagens em sua infraestrutura, uma medida que permite à empresa interligar seus clientes por meio de data centers de terceiros, economizando espaço e custos de energia, e otimizando a cadeia de sinal de ponta a ponta em termos de qualidade e latência”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados