Riot Games confiou no VSNExplorer MAM, uma ferramenta avançada e totalmente adaptada às necessidades da empresa
A Riot Games, desenvolvedora do League of Legends (LoL) e organizadora do campeonato brasileiro de League of Legends (CBLoL), confiou no software da VSN para organizar, editar e distribuir o conteúdo gerado em seus eventos massivos usando o VSNExplorer MAM.
A transmissão de tais eventos, em particular, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), organizada pela Riot Games, é disputado por oito equipes em duas etapas (ou “splits”) anuais. Trata-se de um desafio real, pois além de rastrear as telas de jogos de cada jogador e as câmeras pessoais, também inclui cobertura comparável apenas aos eventos esportivos tradicionais: nos bastidores filmagens, entrevistas, espaço para apresentadores e cobertura do público dos principais eventos. Essa implantação gera uma grande quantidade de conteúdo, que hoje acumula mais de 500 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube.
É por isso que a Riot Games exigia um sistema de arquivamento profundo dedicado no Brasil, uma ferramenta que poderia acelerar o processo de adição, pesquisa e localização de conteúdo, melhorando sua disponibilidade para editar e distribuir com mais eficiência. Por isso, eles decidiram confiar no VSNExplorer MAM, uma ferramenta avançada que poderia ser totalmente adaptada às suas necessidades a um preço muito competitivo.
“Essa ferramenta atende às expectativas de nossa operação e oferece recursos importantes na transmissão de um torneio como o CBLoL”, disse Fernando Svevo, gerente de transmissão e eventos da Riot Games no Brasil.
Graças ao VSNExplorer MAM, a Riot Games agora possui um sistema que serve como um núcleo central para gerenciar seu conteúdo automaticamente , incluindo processos de transcodificação e edição de baixa resolução através do Wedit, o editor de vídeo na web 100% HTML5 integrado no VSNExplorer para produzir compilações, resumos de jogos e mensagens promocionais, entre outros.
“Em termos de negócios, esse projeto é uma oportunidade importante para a VSN devido ao potencial da indústria de videogames e, mais especificamente, do E-sports”, comentou Roberto Calmón, arquiteto de soluções e pré-vendas da VSN. “É uma atividade que continua crescendo em nível global e cada vez mais integrada às competições tradicionais, e a Riot Games é, sem dúvida, a referência em termos de organização de eventos e geração de conteúdo.”
League of Legends (LoL) foi lançado em 2009 como uma nova adição à categoria dos chamados videogames MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) para PC. Apenas dois anos depois, o jogo tinha mais de 11 milhões de jogadores ativos por mês em todo o mundo, um número que até 2020 – e confirmando seu status como o videogame mais popular do mundo – excede 100 milhões. Após esse sucesso, a Riot Games começou a organizar eventos de eSports em 2011 por meio de seu primeiro campeonato mundial na Suécia, expandindo sua cobertura para formar a grande variedade de torneios, eventos e mais de vinte ligas profissionais ativas hoje em dia no mundo todo.