Riot Games escolheu serviços e soluções da Nevion para apoiar um projeto de produção IP remota global
A Nevion, uma companhia do Grupo Sony e um premiado fornecedor de soluções de produção multimídia virtualizada, anunciou que a empresa americana Riot Games, editora dos jogos para PC mais populares do mundo e a organização que está atrás do League of Legends Esports (LoL Esports), escolheu seus serviços e soluções para apoiar um projeto de produção IP remota global, conhecido como Project Stryker.
Com a crescente popularidade dos esports no mundo inteiro, a Riot Games está projetando um sistema de produção global para produzir eventos ao vivo,em qualquer lugar e em qualquer momento, desde centros de dados de produção centralizados. Seu novo centro de produção de conteúdo e transmissão remota (RBC) em Dublin (IRL), é o primeiro de vários centros que foram construídos e estarão interconectados para oferecer um modelo de produção FTS (“follow-the-sun”) que permita produzir diferentes eventos simultaneamente, em função das necessidades das diferentes zonas horárias. A Nevion fornece a solução para orquestrar os fluxos multimídia entre os foros remotos e o centro RBC, através da rede de área estendida (WAN) da Riot, conhecida como Riot Direct.
A solução oferecida será projetada em torno do Virtuoso, o nó de mídias definido por software, e VideoIPath, o software de orquestração e controle SDN da Nevion.
O nó Virtuoso será implementado nos centros de dados habilitados para SMPTE ST 2110, e em “kits de contribuição” móveis que serão levados aos lugares dos eventos, segundo a necessidade. Os nós de mídia oferecerão várias funções multimídia para transportar os fluxos através da rede, o que inclui adaptação SDI/SMPTE ST 2110, compreensão de vídeo de baixa latência JPEG XS, transporte e processamento MADI e funcionalidade IPME (IP media edge) para traspasso LAN a WAN, conversão multicast/unicast e proteção de fluxos.
Riot implementou pela primeira vez Virtuoso da Nevion com JPEG XS na produção remota da final do Campeonato Mundial de League ofLegends 2019, um dos primeiros usos mundiais da tecnologia de compressão. Este ano, a Riot completou a integração exitosa do MADI sobre IP/SMPTE ST 2110 entre Los Angeles e Reykjavík durante o Campeonato Mundial de League of Legends en Islândia.
VideoIPath funcionará como uma camada de orquestração única para a conectividade de mídias WAN, para que a Riot possa conectar rapidamente os kits de contribuição com a infraestrutura de produção centralizada dos centros de dados. Para tal fim, VideoIPath oferecerá uma conexão dinâmica e orquestrará todos os fluxos multimídia mediante a cuidadosa gestão e otimização do uso da largura de banda. Também configurará a adaptação do nó multimídia Virtuoso, a compressão JPEG XS e a proteção de fluxos para se adequar às diferentes necessidades de produção, como monitoramento integrado de nível de serviço.
Scott Adametz, gerente sênior de engenharia de infraestrutura na Riot Games explica: “Estamos embarcando em um ambicioso plano para desenvolver novos fluxos de trabalho de produção e operações que apoiarão nosso crescimento, para que a companhia passe a ter um único jogo de esports a ser uma futura companhia multijogos. Ao haver trabalhado já vários anos com a Nevion, sabemos que os produtos, os conhecimentos e a experiência da Nevion nos permitirão projetar uma solução IP para oferecer maior eficiência global em nossas produções de esports”.
“Riot Games é uma verdadeira pioneira em produções ao vivo e estamos sempre orgulhosos de ser parte de seus inovadores projetos, desde o primeiro uso de JPEG XS há dois anos até este último empreendimento para criar uma solução de produção realmente global”, conclui Thomas Heinzer, CEO da Nevion.