A Blackmagic Design revelou que a RKB Mainichi Broadcasting Corporation implantou 20 licenças do DaVinci Resolve Studio para editar seus programas de TV. Os diversos recursos de IA do software ajudaram a otimizar o trabalho diário de pós-produção.
A RKB Mainichi Broadcasting é uma emissora de TV e rádio localizada na província de Fukuoka, responsável por produzir e exibir diversos tipos de conteúdo, como noticiários, programas de variedades, documentários e transmissões esportivas. A empresa foi uma das primeiras a adotar o DaVinci Resolve Studio para gradação de cores e, com o avanço do software, a equipe passou a empregá-lo de forma mais ampla na edição.
“Começamos a usar o DaVinci Resolve na versão 12.5, principalmente para a colorização de programas em 4K com o DaVinci Resolve Mini Panel. Com a evolução dos recursos de edição a cada nova atualização, a equipe de edição começou aos poucos a utilizá-lo também. No ano passado, até os diretores passaram a usar o DaVinci Resolve Studio como ferramenta principal de edição”, contou o editor Hotaka Kamito.
Das 20 licenças instaladas, quatro são utilizadas nas quatro salas do departamento de edição, enquanto as outras 16 são operadas pelo departamento de produção. Ao atualizar para o DaVinci Resolve Studio 19, a empresa preparou o sistema para que 50 diretores tivessem acesso ao software, possibilitando que muitas produções internas, em especial noticiários e documentários, fossem editadas e finalizadas totalmente dentro do DaVinci Resolve Studio.
A RKB também instalou diversos equipamentos da Blackmagic Design. Roteadores Blackmagic Smart Videohub 12×12 foram instalados na sala técnica, e cada suíte de edição foi equipada com dispositivos UltraStudio 4K Extreme para captura e reprodução, além de painéis DaVinci Resolve Micro Panel ou DaVinci Resolve Mini Panel e decks broadcast HyperDeck Studio 4K Pro.


“O que os diretores mais gostaram no DaVinci Resolve foram os recursos de Transcrição Automática e o rastreamento da Magic Mask. Quando migrei de outro software de edição, fiquei impressionado com a precisão do rastreamento e com a facilidade para ajustar cores. Por exemplo, em documentários, é muito útil poder desfocar rapidamente cartazes eleitorais ou outros elementos sensíveis que apareçam ao fundo”, explicou Kamito.
A companhia posteriormente atualizou para o DaVinci Resolve Studio 20, aumentando ainda mais a eficiência na edição.
“No passado, tivemos um problema de cintilação causado por roupas listradas, algo comum em imagens entrelaçadas. Eram mais de 20 cortes para corrigir, e eu achava que levaria o dia todo, mas finalizei em apenas duas horas. A Magic Mask 2 permitiu isolar só a roupa, sem precisar aplicar o efeito na pessoa inteira. Depois de rastrear e aplicar um desfoque sutil, a cintilação foi eliminada.”
Kamito continuou: “O editor de quadros-chave agora está mais intuitivo, e é excelente ver o modo Fita de Origem disponível na aba Edição. Em produções com cronogramas apertados, quando não conseguimos recorrer ao estúdio de pós de áudio, às vezes faço a edição de áudio diretamente na aba Fairlight. Os diretores geralmente preferem continuar com o software que conhecem, então termos e fluxos de trabalho com os quais não estão habituados podem ser um obstáculo. A versão mais recente permite gravar locuções direto da aba Edição e usar o recurso Exportação Rápida, o que facilita bastante para eles.”
A emissora também realiza todos os anos um evento de música ao ar livre, que é editado e exibido como um programa de uma hora. Neste ano, o evento reuniu novamente grandes nomes da música, e a edição do programa foi feita com material multicâmera captado por 18 câmeras.
“No dia do evento, choveu e algumas lentes acabaram embaçando. Ainda assim, essas imagens foram corrigidas rapidamente na aba Cor. Ao salvar as configurações de nós e aplicá-las em outros clipes, o fluxo de trabalho se tornou muito mais eficiente”, disse Kamito. “No DaVinci Resolve, a transição entre as abas Edição e Cor é fluida, permitindo realizar ajustes instantaneamente, sem qualquer perda de tempo ou qualidade.
Na indústria criativa, a IA costuma ser associada a ferramentas generativas, mas o DaVinci Resolve oferece exatamente o tipo de recursos de IA que nós, do setor de broadcast, realmente precisamos. Ao usar IA para tarefas como remoção de objetos, conseguimos dedicar mais tempo ao trabalho criativo”, concluiu Kamito.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube