Home Reportagens Rogue Labs utiliza URSA Cine Immersive em app do novo Apple Vision Pro

Rogue Labs utiliza URSA Cine Immersive em app do novo Apple Vision Pro

Fluxo de trabalho Blackmagic Design impulsiona nova experiência de treino de voo profissional do Rogue Labs

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o Rogue Labs está criando uma experiência de treino de voo imersiva para o Apple Vision Pro com a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Cine Immersive e a versão mais recente do DaVinci Resolve Studio para Mac. A nova experiência inovadora, que inclui conteúdo Apple Immersive, será apresentada no novo aplicativo do Rogue Labs para o Apple Vision Pro, Flight Sight da Rogue Aviation, que coloca os usuários diretamente no lugar do piloto à medida que operam helicópteros Robinson.

O Rogue Labs é um estúdio de desenvolvimento de mídia imersiva e apps espaciais. “O nosso objetivo para o app Flight Sight no Apple Vision Pro é criar uma ferramenta de última geração que permita aos alunos de pilotagem de helicóptero vivenciarem uma experiência de treino de voo jamais vista antes, e a câmera URSA Cine Immersive é, sem dúvida, a melhor ferramenta para realizarmos isso”, disse Cory Hill, presidente da Rogue Labs.

O Flight Sight combina modelos de helicóptero 3D realistas e Apple Immersive Video para colocar os pilotos em treinamento em cenários reais, permitindo que se familiarizem com manobras e procedimentos sem nunca sair do chão. Ao adotar uma abordagem imersiva no treinamento, os usuários se beneficiam de maior segurança, além de otimizar seu tempo de treino e investimento financeiro. O app também incluirá modelos de helicóptero 3D que oferecem oportunidades de aprendizagem interativas dentro de um ambiente de aeroporto imersivo, mapas de procedimentos de aeroporto espaciais que permitem aos alunos visualizar suas rotas de chegada e partida, além de experiências de voo emocionantes tanto para os instrutores quanto para quem deseja apenas fazer um passeio.

“Estamos criando uma plataforma de aprendizagem espacial que é a primeira do tipo para pilotos de helicóptero, reunindo o realismo do vídeo estereoscópico com as capacidades imersivas do Apple Vision Pro. Este formato nos permite conduzir treinos de voo de uma maneira que é tanto interessante fisicamente quanto eficaz instrutivamente. Captar as manobras do ponto de vista do piloto introduz objetivos de treinamento de desempenho de maneira incomparável, fazendo com que o cérebro registre a experiência como vivida na realidade pelo aluno. Estudos mostram que um vídeo imersivo em primeira pessoa pode gerar uma poderosa sensação de presença e ativar sistemas de memória no cérebro, fazendo com que os alunos sintam que ‘já fizeram isso uma vez’ antes de entrar em uma aeronave real.”

“Queremos colocar os usuários no assento do piloto, da maneira mais imersiva possível, sem que precisem subir em um helicóptero de verdade”, disse Matt Barnes, fundador da Rogue Labs. “Embora anteriormente pudéssemos improvisar nossas próprias soluções, elas eram complexas tanto para produção quanto pós-produção. A URSA Cine Immersive é literalmente a resposta para quase todos os problemas que encontramos, desde a qualidade da imagem e nitidez até o fluxo de pós-produção baseado no DaVinci Resolve. É uma verdadeira revolução.”

Para as filmagens iniciais da equipe, eles instalaram uma URSA Cine Immersive no assento do piloto do helicóptero para captar a perspectiva de um aluno recebendo o treinamento de um instrutor durante a decolagem, voo e pouso. Isso apresentou desafios únicos, incluindo a estabilização da câmera em um ambiente vibratório e confinado. Eles usaram a câmera em um hangar de aeronaves, com montagem em um guindaste e em um tripé para captar as imagens do instrutor caminhando em torno do helicóptero, à medida que realiza uma verificação pré-voo.

“Os planos de helicóptero exigiam um campo de visão 3D da cabine para que os espectadores pudessem ver tudo na aeronave em detalhe, incluindo o que o instrutor está fazendo com as mãos e pés, a alteração dos instrumentos e o mundo em 180 graus fora das janelas do helicóptero. Filmar dentro de um helicóptero é desafiador porque é muito apertado”, explicou Barnes. “Percebemos que eliminar completamente a vibração natural do helicóptero fazia com que parecesse falso. No entanto, não podíamos ter muita vibração, senão não seria possível ler os instrumentos e as pessoas poderiam ficar enjoadas.”

“Temos captado missões de treinamento de voo reais, desde procedimentos básicos de partida até manobras de autorrotação avançadas”, acrescentou Walter. “Filmar nesse ambiente significa que você está lidando com vibração, espaços apertados e condições de iluminação complexas. Da perspectiva do design de produto e da integração, essas limitações orientaram nossa decisão de captar tanto a intenção do instrutor quanto a perspectiva do aluno no mesmo plano. A URSA Cine Immersive torna isso possível porque oferece um campo de visão incrivelmente amplo e em 3D nítido, e funciona muito bem, mesmo em ambientes de iluminação desafiadores e em layouts de cabine apertados.”

Segundo Hill, a tela de toque HDR de 5” da URSA Cine Immersive e os LCDs coloridos de status e sensíveis ao toque nas duas laterais da câmera ajudam muito ao captar conteúdos em espaços apertados. “Gostamos muito que a câmera tem monitores e acesso aos ajustes em ambos os lados do seu corpo, sem contar as opções de acoplar monitores adicionais. Visualizar filmagens imersivas é sempre um desafio e contar com vários pontos de vista é uma grande vantagem, especialmente porque às vezes só temos acesso a um assento de cada lado em uma aeronave menor. Também adoramos a facilidade de uso do Blackmagic OS e estamos muito contentes com a pipeline única que o DaVinci fornecerá para todo o fluxo de trabalho, da produção ao produto final”, disse.

John “JR” Racine, diretor criativo e técnico da Rogue Labs, compartilhou da mesma opinião. “A URSA Cine Immersive é muito fácil de usar. A faixa dinâmica do sensor é útil para os planos na cabine, onde temos um interior mais escuro e um exterior claro. A resolução da câmera e a alta taxa de quadros de 90 fps, aliadas à nitidez extrema em toda a lente, fazem dela a nossa primeira escolha.”

Por fim, a equipe do Rogue Labs optou por um fluxo de trabalho com a URSA Cine Immersive e o DaVinci Resolve Studio, emparelhados a um Apple Vision Pro, porque não existe outra solução disponível que ofereça a resolução e qualidade necessárias para essa experiência.

“Por exemplo, é vital que os instrumentos possam ser lidos quando se está na cabine. Somente a resolução e a qualidade proporcionadas pela combinação da URSA Cine Immersive, DaVinci Resolve e Apple Immersive Video atende aos requisitos rigorosos definidos para esse projeto e, de fato, superaram nossas exigências. Estamos muito contentes com as ferramentas que temos à disposição, e sentimos que estamos vivendo no futuro”, disse Barnes.

“Estamos sempre buscando novas maneiras de tornar o treinamento para helicópteros mais acessível e econômico, ao mesmo que tempo que aumentamos a segurança e a retenção do conhecimento. A produção cinematográfica imersiva, quando feita corretamente, conecta o espectador com a história de maneiras que simplesmente nunca foram possíveis antes. Nada do que criamos anteriormente sequer chega perto do que essas experiências imersivas proporcionam”, concluiu Barnes. “O Apple Vision Pro oferece uma experiência de computação espacial incrivelmente poderosa com monitores excepcionais. Agora, com a URSA Cine Immersive, podemos realmente aproveitar ao máximo o que é possível com esse novo meio. A diferença na resolução, nitidez e imersão real é gritante em relação às outras soluções disponíveis.”

O Flight Sight estará disponível para o Apple Vision Pro na App Store ainda este ano. Mais informações sobre a Rogue Aviation, Rogue Labs e o Flight Sight para Apple Vision Pro estão disponíveis em www.flightsightvr.com/.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados