Home Reportagens Rohde & Schwarz apresenta solução aprimorada de transmissores de TV Next Gen TV (ATSC 3.0)

Rohde & Schwarz apresenta solução aprimorada de transmissores de TV Next Gen TV (ATSC 3.0)

Por Ricardo Batalha

Solução TV Next Gen TV (ATSC 3.0) atende necessidades das emissoras e transmissores Rohde & Schwarz suportam totalmente os principais recursos do ATSC 3.0

Com uma participação de mercado global de transmissores ATSC 3.0 se aproximando de 90%, a Rohde & Schwarz demonstra por que sua solução de TV Next Gen para transmissores de TV atende de maneira ideal às necessidades das emissoras por flexibilidade, eficiência operacional e confiabilidade.

“A próxima geração de TV está trazendo a transmissão terrestre em larga escala para a era da IP”, declarou Manfred Reitmeier, vice-presidente de sistemas de transmissores e amplificadores da Rohde & Schwarz. “Na Rohde & Schwarz, vemos um papel crítico no suporte aos operadores de redes de transmissão em sua transição, fornecendo o primeiro sistema de TV Next Gen baseado em software do mundo e a solução mais comprovada em campo do mundo.

Reitmeier estava respondendo às notícias de que a Rohde & Schwarz conquistou quase 90% do mercado global do ATSC 3.0, com mais de 60 transmissores R&S ATSC 3.0 já em operação comercial na Coréia do Sul. Atualmente, a empresa está apoiando vários clientes na América do Norte e na Coréia. Durante o leilão de reembalagem do espectro nos EUA, a Rohde & Schwarz forneceu centenas de transmissores prontos para ATSC 3.0.

A Next Gen TV (ATSC 3.0) oferece às operadoras de redes de transmissão um maior grau de flexibilidade em suas ofertas de serviços, pois foi projetada para evoluir junto com o futuro roteiro operacional das emissoras. Essa tecnologia avançada atende às necessidades de flexibilidade dos emissores, sendo totalmente baseada em software. Ele permite que as operadoras de rede aproveitem todos os recursos do padrão ATSC 3.0 e respondam com flexibilidade aos futuros requisitos de processamento de sinal.

Os transmissores Rohde & Schwarz suportam totalmente os principais recursos do ATSC 3.0, incluindo vários PLP (Camadas Físicas), vários subquadros e recursos de redes de frequência única (SFN) para uma utilização ideal do espectro. Além disso, suporta ATSC 3.0 multiplexing por divisão de camadas (LDM), ajudando as operadoras de rede a maximizar a cobertura em diferentes cenários de recepção, incluindo recepção fixa e móvel.

Com a transição para a próxima geração de TV, as operadoras podem estender sua cobertura via redes de frequência única. A cobertura dos sites de alta potência existentes pode ser ampliada com eficiência, adicionando sites auxiliares de menor potência e gerando uma rede de frequência única. Esses sites auxiliares precisam de maneiras eficientes de alimentar sinais e um padrão baseado em IP, como o Next Gen TV, atende a esse requisito. A solução R&S RelayCaster trabalha em conjunto com os transmissores R&S Next Gen TV nesta aplicação: permite que a conexão pública à Internet seja usada para alimentar os transmissores – links dedicados e caros não são mais necessários. Isso ajuda as operadoras a reduzir os custos de infraestrutura, aproveitando a vantagem da cobertura do SFN.

Nos EUA, as emissoras estão se movendo dinamicamente para o ATSC 3.0, enquanto na Coreia do Sul a implantação do ATSC 3.0 ocorreu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. A emissora de serviço público na Coréia do Sul, Korea Broadcasting System (KBS), operou a ATSC 3.0 como um serviço de ultra-alta definição (UHD) desde 2017.

“A KBS e a Rohde & Schwarz trabalharam juntas no desenvolvimento de nosso novo serviço UHD terrestre baseado em transmissores de TV R&S THU9 desde 2014″, explica o Dr. Sungho Jeon Ph.D., gerente do Departamento de Gerenciamento de Distribuição de Mídia da KBS. “Hoje, a maioria dos sites de transmissores de TV ATSC 3.0 da Coreia do Sul opera transmissores R&S THU9 – não apenas a KBS, mas também outras emissoras na Coreia. Por três anos, o sistema está em operação e a KBS está muito feliz.”

A Rohde & Schwarz também pode demonstrar como a extensão de cobertura para operadores de estações ATSC clássicas é suportada pela solução de tradutores ATSC da empresa. Esta solução inovadora permite usar o sinal de um transmissor pai para ‘traduzir’ para outro canal de RF. Os tradutores R&S ATSC simplificam significativamente a extensão da cobertura ATSC, tornando obsoleta a necessidade de infra-estrutura de alimentação TS dispendiosa para a estação transmissora LPTV.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados