Home Reportagens Rohde & Schwarz eleva padrão dos transmissores VHF de baixa potência com o novo TLV9

Rohde & Schwarz eleva padrão dos transmissores VHF de baixa potência com o novo TLV9

Por Ricardo Batalha

Novo transmissor TLV9 apresenta um design robusto e pegada mínima e se destina a aplicações DAB + e TV digital em VHF banda III

A Rohde & Schwarz expandirá seu portfólio de transmissores VHF de baixa potência com a introdução do novo R&S TLV9, projetado para operar na banda VHF III com uma potência de saída de 50 a 300 W em equipamentos 2RU. O TLV9 foi desenvolvido para aplicações que abrangem os padrões DAB + e TV digital na banda VHF III. O TLV9 tem como alvo vários mercados, incluindo redes DAB e DAB +, principalmente na Europa, bem como operadoras de rede de televisão digital usando a banda VHF III na Itália, Finlândia, Estados Unidos e Austrália.

O transmissor VHF TLV9 atinge uma eficiência de até 30%, estabelecendo a referência para a classe de transmissores de baixa potência. Com o TLV9, a Rohde & Schwarz se concentrou na facilidade de operação. O novo modelo fornece uma imagem clara do status operacional atual por meio de uma interface de usuário intuitiva.

Os engenheiros podem definir facilmente os limites dos parâmetros operacionais, como a distância do ombro até o alvo ou o nível de alerta para um MER mínimo. Com base nessa entrada, o transmissor funciona de acordo com esses parâmetros e fornece feedback constante via SNMP sem a necessidade de equipamento de monitoramento externo.

Essa operação e automação superiores reduzem a complexidade da infraestrutura e reduzem o estresse do engenheiro de sistemas, pois praticamente todas as análises do sistema são realizadas automaticamente pelo sistema do transmissor. O TLV9 foi projetado para operar permanentemente em altas temperaturas – até 45° C com potência total.

Projetado para ser à prova de futuro, o TLV9 oferece economia de custos de energia durante a vida útil dos transmissores, graças ao recurso de otimização de eficiência da Rohde & Schwarz. Graças à sua plataforma operacional comprovada em campo com componentes de RF premium e design térmico avançado, a arquitetura do TLV9 foi projetada para uma longa vida útil do produto. Em essência, o transmissor é uma excelente solução para economizar a última milha em TV digital e redes DAB +.

“Milhares de transmissores R&S TLx9 estão em operação em todo o mundo. Eles provam sua confiabilidade excepcional todos os dias, provando que os transmissores de baixa potência da Rohde & Schwarz atendem perfeitamente às necessidades das operadoras de rede para custos operacionais mínimos e disponibilidade máxima. Este novo transmissor diferencia claramente a Rohde & Schwarz em um mercado competitivo. Já recebemos um interesse significativo dos clientes”, declarou Manfred Reitmeier, vice-presidente de transmissores e sistemas de amplificação da Rohde & Schwarz.

O TLV9 vem com funções sofisticadas de análise de desempenho integradas, incluindo medição de eficiência e análise de qualidade de sinal. Esses recursos incluem um recurso de automonitoramento que fornece feedback instantâneo sobre os parâmetros operacionais e informações claras de diagnóstico em caso de falha. Isso garante uma alta qualidade de serviço consistente e minimiza os custos operacionais.

O TLV9 pode ser pequeno, mas reflete toda a sofisticação dos grandes transmissores R&S – é o único de alta qualidade em sua classe de potência. Usando componentes premium e contando com um design de transmissor extremamente robusto, ele oferece disponibilidade superior e longos intervalos de manutenção. Os requisitos de infraestrutura são mínimos.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados