A Ross Video realizou uma demonstração interessante do potencial da Inteligência Artificial para o controle por voz em produções ao vivo, além de ressaltar as oportunidades que o uso da nuvem abre na indústria. A empresa continua expandindo seu portfólio de serviços em nuvem, oferecendo soluções híbridas, locais e nativas que permitem a broadcasters, organizações esportivas e criadores de conteúdo escalar a produção sob demanda. A estratégia da empresa é desenvolver uma nuvem segura, confiável e econômica, capaz de se integrar perfeitamente aos ambientes de produção existentes.

Kevin Cottan (NAB 2025)
Kevin Cottan, vice-presidente de esportes e eventos ao vivo, compartilhou alguns dos casos de sucesso mais relevantes em que a Ross ajudou tanto na produção ao vivo quanto no Tokyo Dome (Japão); no Messe München (Munique), destacando o concerto de Adele; no pavilhão dos ZSC Lions em Zurique (Suíça); ou no PGA Studio em Ponte Vedra (Flórida).
Carbonite HyperMax
O lançamento mais importante da Ross na NAB é o novo Carbonite HyperMax. Esta plataforma hiperconvergente, flexível e poderosa para mistura, roteamento, processamento de vídeo e áudio, monitoramento multipantalla e composição de vídeo de ultra alta resolução permitirá que broadcasters e produtoras configurem suas ferramentas para se adaptar a cada produção. Com um hardware robusto e licenças de software dinâmicas, o Carbonite HyperMax fornece um conjunto completo de ferramentas para atender às demandas de produção de hoje e do futuro.
Quanto ao seu motor de produção definido por software, o blade SDPE no coração do Carbonite HyperMax é uma plataforma de hardware versátil habilitada por software que altera a funcionalidade para atender a múltiplas necessidades de produção. Vale destacar que uma única licença de software ativa funções avançadas como MaxME, MaxMini e MaxScene em qualquer blade SDPE. Isso maximiza a flexibilidade e a eficiência, eliminando a necessidade de múltiplas licenças ou hardware adicional.
O Ross Platform Manager, um sistema de controle de nível empresarial, permitirá gerenciar licenças de software e configurações em blades SDPE e comutadores Ross independentes. Com acesso baseado em funções e rastreamento de licenças, garante uma gestão sem erros.
Além disso, o Carbonite HyperMax é totalmente compatível com a família de superfícies de controle TouchDrive, que inclui o DashBoard, o poderoso software de controle operacional e configuração da Ross Video.
David Ross destacou que o hardware do Carbonite HyperMax é hiperconvergente, o que significa que os racks Ultrix FR5 e FR12 fornecem um espaço compacto e eficiente em termos de energia para os blades SDPE, reduzindo assim o consumo de energia, simplificando a fiação e diminuindo a manutenção, resultando em uma produção mais eficiente e econômica. Com o Ross Platform Manager, as capacidades de produção do Carbonite HyperMax podem ser reconfiguradas e implantadas instantaneamente em qualquer lugar, seja em salas ou continentes, garantindo uma rápida adaptabilidade a qualquer demanda de produção.

David Ross (NAB 2025)
Nigel Spratling, vice-presidente de misturadores e servidores de produção da Ross Video, destaca que “o Carbonite HyperMax foi projetado com flexibilidade e escalabilidade em mente, permitindo que os usuários adicionem ou removam facilmente capacidades com base em suas necessidades de produção. Seu tamanho reduzido, peso e consumo de energia fazem do Carbonite HyperMax uma solução perfeita para produção móvel, enquanto a licença dinâmica oferece aos produtores de notícias a possibilidade de modificar e expandir a funcionalidade para atender a diversas demandas e maximizar o retorno sobre o investimento”.
Live Production Center
Outra novidade da Ross na NAB 2025 é sua proposta de um estúdio de produção completo para transmissões ao vivo em um equipamento fácil de transportar ou instalar. Com sua plataforma de produção hiperconvergente e soluções de produção de software virtualizado, a Ross conseguiu algo que parecia impossível há apenas cinco anos: encaixar todo o back-end de um moderno estúdio de produção ao vivo em um único rack de equipamentos. Isso representa uma economia significativa de espaço, custos, fiação e energia, sem comprometer o desempenho.
Este centro de produção ao vivo é projetado para quatro câmeras. Embora tenha sido inicialmente desenvolvido para fluxos de trabalho de produção de notícias, pode ser facilmente adaptado a outros tipos de produção, como entretenimento ou grandes eventos corporativos.
O coração do sistema é a plataforma hiperconvergente Ultrix FR5, que fornece roteamento de sinal central, além de processamento de sinal integrado e multipantallas. Oferece flexibilidade para múltiplos padrões multimídia, incluindo SDI, NDI e ST 2110, além de áudio MADI e Dante. Nesta plataforma, integra-se um sistema de misturador de produção Carbonite HyperMax de 3 ME e um misturador de áudio Ultrimix-MXR.
Esta solução suporta quatro câmeras de estúdio acopladas às soluções robóticas da Ross, incluindo os sistemas Artimo e CamBot de movimento livre ou os sistemas Furio baseados em trilhos, juntamente com o controle de câmera SmartShell e o software de rastreamento de imagens Vision[Ai]ry com tecnologia de inteligência artificial.
Um potente sistema gráfico com gráficos XPression (incluindo mapas XPression e gráficos meteorológicos Raiden) garante que as produções tenham a melhor aparência. Tudo isso está vinculado a um conjunto completo de ferramentas de fluxo de trabalho, incluindo a integração MOS com os sistemas Inception Newsroom e Streamline Pro Media Asset Management, juntamente com a ingestão e reprodução de Media I/O.
A solução de produção está vinculada ao controle de produção automatizado OverDrive, que une perfeitamente todas essas ferramentas de produção para permitir a produção de transmissões consistentes e de alta qualidade. MC1 e OpenGear completam esta solução, fornecendo uma solução completa de controle mestre e cadeia de transmissão, incluindo branding, correção de áudio, marca d’água e ativação SCTE.
Media I/O
Por fim, destaca-se a apresentação em Las Vegas do Media I/O. Trata-se de uma solução de software altamente flexível para aplicações profissionais e de qualidade broadcast para ingestão, reprodução e transcodificação. Escalável para as maiores demandas de produção, suporta quase qualquer formato de vídeo e transporte, podendo ser executado localmente, virtualizado ou na nuvem, e se integra perfeitamente ao fluxo de trabalho de produção, permitindo que sua equipe se concentre na criação de conteúdo atraente e menos nos detalhes técnicos.
Tanto a ingestão quanto a reprodução estão disponíveis para uma ampla gama dos principais codecs do setor, incluindo XDCAM, AVC-Intra, ProRes, DNxHD, DVCPro HD, XAVC e H.264, além de formatos contêiner, como MXF Op1A, MOV, MP4 e AVI. O Media I/O garante a compatibilidade com os codecs mais populares e utilizados na indústria, permitindo trabalhar com diversos formatos de mídia sem esforço. Com suporte para SDI de banda base e E/S IP, permite aproveitar os fluxos de trabalho tradicionais e baseados em IP. É compatível com protocolos padrão da indústria como 2110, NDI, HLS e SRT, garantindo a compatibilidade com uma variedade de formatos de entrada e saída.
O Media I/O foi projetado para ser executado em hardware comercial (COTS), incluindo servidores e placas de vídeo. Isso fornece opções de hardware econômicas e facilmente disponíveis, permitindo aproveitar a infraestrutura existente ou escolher o hardware que atenda às suas necessidades.
A nova solução da Ross está disponível para implementação tanto nas próprias instalações, de forma virtualizada ou na nuvem para canais de ingestão e reprodução. Totalmente compatível com os protocolos AMP (Protocolo de Automação e Mídia) e VDCP (Protocolo de Controle de Disco de Vídeo), permite uma integração e controle perfeitos dos fluxos de trabalho de ingestão e reprodução a partir de sistemas externos.
Além disso, o Media I/O permite o acesso direto ao conteúdo em ferramentas populares de edição não linear (NLE) como Adobe Premiere Pro e Final Cut Pro. Assim, é possível começar a editar o conteúdo enquanto ainda está sendo capturado, economizando um tempo valioso e garantindo fluxos de trabalho eficientes. Além disso, o software suporta a captura de sinais ao vivo para reprodução, permitindo acesso em tempo real ao conteúdo que está chegando.
Site relacionado: https://www.rossvideo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube