Home Reportagens Samsung abandona a produção de leitores de Blu-ray sob a pressão do streaming

Samsung abandona a produção de leitores de Blu-ray sob a pressão do streaming

Por Redação

A multinacional abandonou a produção de leitores de Blu-ray, inclusive deixará de os equipamentos de Blu-ray nos Estados Unidos

A pressão das plataformas de streaming está se tornando mais palpável a cada dia, tornando o formato Blu-ray fraco. Se ultimamente sabemos que fabricantes como o americano Oppo decidiram descontinuar o formato e, mesmo, alguns grandes já anteciparam que alguns dos seus títulos não serão comercializados em Blu-ray, agora, a Samsung anunciou que vai parar de fabricar equipamentos Blu-ray e, inclusive, nos Estados Unidos vai parar de comercializá-los nas lojas.

Na verdade, a Samsung não lança nenhum novo reprotudor Blu-ray ou Ultra HD Blu-ray para o mercado dos EUA desde 2017. Dado que os EUA é o maior mercado de eletrônicos de consumo, não é de surpreender que a Samsung pare de comercializar também em outros territórios como a Europa ou a Ásia.

Ao contrário da multinacional sul-coreana, outros fabricantes como Sony e Panasonic apresentaram notícias sobre o Blu-ray no último evento CES 2019, realizado em Las Vegas (EUA).

Deve-se notar que as vendas de discos Blu-ray Ultra HD estão consideravelmente atrás das vendas de filmes em Blu-ray e DVD. Na verdade, o DVD continua sendo o formato mais popular, de acordo com um relatório da MediaPlayNews. Neste momento, as vendas de DVD nos Estados Unidos representam 55,2% em comparação com o Blu-ray, que mal chegou a 39,8% e um insignificante 5% de Blu-ray Ultra HD. Há estudos que calculam o declínio nas vendas de reprodutores de Blu-ray de 72,1 milhões de unidades vendidas em 2017 para 68 milhões em 2023.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados