Home Reportagens Série da BBC ‘Am I Being Unreasonable?’ supera barreiras do baixo orçamento com Cooke Anamórfico/i FF

Série da BBC ‘Am I Being Unreasonable?’ supera barreiras do baixo orçamento com Cooke Anamórfico/i FF

Série da BBC apostou em duas câmeras Sony Venice e um conjunto de lentes Cooke Anamórficas/i FF

Por Ricardo Batalha

A série da BBC ‘Am I Being Unreasonable?’ conseguiu fugir do visual de outras comédias de baixo orçamento ao apostar em duas câmeras Sony Venice e um conjunto de lentes Cooke Anamórficas/i FF. Coescrito e estrelado por Daisy May Cooper e Selin Hizli, e dirigido por Johnny Campbell, narra uma trama previsível em seis capítulos, mas que, graças à sua abordagem de suspense, atinge patamares interessantes. Em uma pequena cidade rural, Nic (Daisy May Cooper) se sente sozinha, entediada em seu casamento e assombrada por um grande segredo. Ela realmente não quer ir à festa da escola de seu filho até conhecer uma alma gêmea em Jen (Selin Hizli)… Mas Jen é tudo o que ela parece, e o segredo de Nic pode ficar escondido?

Tony Slater Ling, diretor de fotografia do projeto, concordou com Campbell sobre qual seria o principal desafio da ficção: afastar-se do visual padrão de sitcom de baixo orçamento. Slater superou esse desafio contando com as lentes anamórficas de Cooke: “Eu queria que parecesse natural, mas um pouco exagerado. Adoro a aparência das lentes anamórficas e a maneira como o foco cai, o bokeh das lentes e a ovalidade e o brilho das luzes. Eu queria a proporção de 2,40 para obter uma aparência cinematográfica e enquadrar tomadas de grupo e close-ups de duas tomadas sem a distração de muito espaço ao redor dos personagens na parte superior ou inferior do quadro, com concentração nos personagens”, explicou.

Slater sabia desde o início que as lentes que iria usar seriam do kit Cooke Anamórfico/i FF. “Usei diferentes lentes Cooke em muitos projetos de televisão e cinema. Elas não parecem planas ou 2D, tanto as lentes vintage quanto as modernas têm uma bela redondeza. Eles têm características e aberrações que ajudam a suavizar a imagem adequadamente, especialmente com câmeras digitais.”

“Nossas distâncias focais utilizadas foram a 75mm, a 65mm Macro e a 40mm. Muitas vezes estávamos um pouco mais longe dos atores para poder usar duas câmeras, a menos que quiséssemos estar no espaço da cabeça de um personagem. Nesse caso, lançaríamos o 40mm com uma dioptria próxima ao ator para nos ajudar a nos sentirmos mais objetivos e presentes”, detalhou Slater.

Olhando para trás, Slater acredita que usar as lentes Cooke Anamórficas/i FF foi uma decisão importante na construção do tom visual da série: “Acho que os espectadores nem sempre sabem ou entendem o que as lentes fazem, mas acho que elas são inteligentes o suficiente e ter uma cultura audiovisual que dialoga com eles quando veem determinadas imagens. As lentes anamórficas e a forma como distorcem e aparecem fora de foco, a forma como a profundidade de campo é estreitada, tudo ajuda a criar um atalho para dar uma aparência cinematográfica ao espectador. As lentes anamórficas/i de Cooke são perfeitas para criar essa aparência – elas não parecem planas, elas têm arredondamento e corpo na imagem e ajudam a criar uma imagem sutil e orgânica”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados