Home Reportagens Série documental Haunted implementa fluxo de trabalho Blackmagic Design da câmera à pós‑produção

Série documental Haunted implementa fluxo de trabalho Blackmagic Design da câmera à pós‑produção

“Haunted” é uma série documental produzida pela Mineworks Film para as emissoras ARTE, Saarländischer Rundfunk e Hessischer Rundfunk

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a câmera digital cinematográfica Blackmagic URSA Mini Pro 12K é a câmera principal de “Haunted”, uma nova série documental criada e produzida pela Mineworks Film para as emissoras ARTE, Saarländischer Rundfunk e Hessischer Rundfunk.

“Haunted” foi criada pela Mineworks Film como parte da série “Discoveries”, transmitida pelo canal de TV cultural europeu ARTE. O projeto surgiu do desejo de criar uma minissérie com um toque diferente para o formato tradicional do programa de natureza e vida selvagem. “O desafio consistia em dar vida aos antigos contos da Besta de Gévaudan, fantasmas na Escócia, Drácula na Romênia e vodu na Louisiana”, revela Frank Mirbach, diretor da série e diretor de fotografia da Mineworks Film.

Com o foco da série em lendas e histórias antigas de várias culturas, Mirbach adotou uma abordagem cinematográfica para a narrativa. “Nosso objetivo era representar visualmente essas histórias de uma forma que enfatizasse a percepção dos elementos que achávamos assustadores. Pretendemos mostrar como o ambiente de uma locação pode alterar drasticamente a forma como a percebemos”, ressalta Mirbach.

Filmando em 8K para uma entrega em 4K UHD para a ARD e a ARTE, a URSA Mini Pro 12K é a câmera principal da produção. “Escolhemos a URSA 12K e a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para cobertura adicional e as equipamos com lentes Pictor Zoom da DZO Film”, explica Mirbach. “Essa combinação une a tecnologia de um sensor moderno ao charme das lentes vintage, oferecendo a estética visual leve que queríamos para a série.”

“As duas principais vantagens da resolução são qualidade visual e praticidade. As imagens produzidas pela URSA são impressionantes, com um visual bonito e suave, sem a aspereza de outras câmeras; a ergonomia é boa e tem recursos essenciais, como Kelvin, velocidade do obturador e ajustes de ISO facilmente acessíveis no corpo”, acrescenta Mirbach.

Com previsão de entrega da série para 2025, poder ter acesso rápido a mídias foi crucial para a equipe de pós-produção decidir sobre o fluxo de trabalho. “Após cada dia de filmagem, o backup das imagens é feito de forma redundante usando um MacBook Pro M3 Max e a ferramenta de clonagem no DaVinci Resolve Studio.

O Blackmagic Proxy Generator renderiza os arquivos Blackmagic RAW 8K em arquivos proxy HD menores e os sincroniza automaticamente com o Google Drive por meio de uma solução de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Store 8TB, economizando um tempo significativo. “Posteriormente, nossa equipe de pós-produção consegue criar cortes iniciais de cada cena usando esses proxies enquanto a equipe continua filmando em locação, acelerando o processo de pós-produção e possibilitando feedback imediato, que pode ser incorporado ao processo de filmagem”, afirma Mirbach.

O DaVinci Resolve Studio e a Blackmagic Cloud são utilizados na pós-produção, permitindo que Mirbach supervisione a pós-produção em locação. “Como tenho acesso ao processo de edição em tempo real, consigo trabalhar com a nossa equipe de editores e artistas de finalização à medida que as edições são realizadas, o que nos ajuda a economizar tempo e a acelerar as entregas, pois temos prazos apertados”, conclui Mirbach.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados