Home Reportagens Série documental Simone vs Herself criada com Pocket Cinema Camera 4K e DaVinci Resolve Studio

Série documental Simone vs Herself criada com Pocket Cinema Camera 4K e DaVinci Resolve Studio

Por Ricardo Batalha

Pocket Cinema Camera 4K foi usada nas filmagens de diversas cenas dos sete episódios da série documental que destaca o retorno de Simone Biles às Olimpíadas

A Blackmagic Design revelou que a Pocket Cinema Camera 4K foi usada nas filmagens de diversas cenas dos sete episódios da série documental “Simone vs Herself”, que destaca o retorno de Simone Biles às Olimpíadas e está disponível no Facebook Watch. O DaVinci Resolve Studio também foi usado na correção de cores da série.

Produzida pela Religion of Sports, dirigida por Gotham Chopra e veiculada exclusivamente no Facebook Watch, a série segue a vida da superestrela da ginástica Simone Biles e oferece aos espectadores uma visão única da sua jornada e preparação para as Olimpíadas de Tóquio 2021. A série é parte do conjunto de documentários esportivos Versus do Facebook, que explora as motivações pessoais guiando alguns dos atletas mais bem-sucedidos do mundo.

Um dos destaques que tornou a série Versus do Facebook tão popular é o acesso íntimo e pessoal oferecido às vidas e motivações de superestrelas internacionais. Para “Simone vs Herself”, isto implicava seguir Biles pelo mundo e captar os momentos à medida que aconteciam, e fazer isso sem interferências. Para esse fim, a DF Jessica Young optou por usar a Pocket Cinema Camera 4K devido ao design pequeno, a capacidade de ser configurada e deslocada com facilidade, além das imagens de alta qualidade e do grande alcance dinâmico.

Young começou a filmar o projeto em setembro de 2019, mas devido à covid e ao atraso das Olimpíadas de verão, a série não foi finalizada até agosto de 2021, quando os Jogos de Tóquio já estavam acontecendo, com prazos extremamente apertados para cada episódio. Filmar com uma variedade de lentes MFT, incluindo lentes de 12-35 mm, 35-100 mm e 100-300 mm, além de uma prime 14 mm para planos necessitando de um perfil menor, Young acompanhou Biles por vários países, captando inclusive visitas e momentos em família.

“A Simone raramente passava despercebida quando saíamos com ela nos aventurando pelo mundo fora do ginásio de treinamento e das competições, então em muitas ocasiões era extremamente necessário sermos discretos. O kit Pocket inteiro cabia em uma mochila pequena e a facilidade de operação possibilitou passá-la para as mãos de outros membros da equipe, como o meu produtor de roteiro ou nosso AC local”, disse Young, explicando uma das principais vantagens da Pocket Cinema Camera 4K para a série.

Young gravou usando Blackmagic RAW com compactação 5:1, com a série sendo exibida a 16:9 na plataforma Facebook Watch.

“Eu configurei a câmera em DCI 4K gravando Blackmagic RAW a 5:1. O logaritmo de base dessa câmera é muito bem reproduzido com as outras plataformas de gravação usadas na série. Eu sabia que depois de terminar o tratamento de cores no DaVinci, as imagens da Pocket poderiam ser montadas perfeitamente com outras câmeras. E foi assim”, Young continuou.


Tony Shek, CTO e colorista da Fancy Film, uma casa de pós-produção especializada de Los Angeles, usou o DaVinci Resolve Studio em diversas etapas da pós-produção da série. Isso incluiu a correção de cores, o gerenciamento das imagens dos diversos pacotes de câmera e a preparação das mídias para distribuição final no Facebook Watch.

Além do atraso das Olimpíadas de verão de 2021, a série iria ao ar tanto antes quanto depois das Olimpíadas. Consequentemente, Shek teve que encarar prazos incrivelmente curtos e, muitas vezes, ao receber as imagens tinha que entregar o trabalho em poucas horas.

O DaVinci Resolve Studio foi particularmente útil ao criar o look certo para deixar os espectadores com a mesma sensação de Biles ao fazer entrevistas e encarar as luzes piscando constantemente.

“Com o Resolve, eu pude fazer experimentações. Queríamos que os espectadores tivessem a mesma sensação de como é uma entrevista na vida real para a Simone. Para fazer isso, no Resolve, criamos um look dourado monocromático e realista com o contraste imitando os flashes de fotografia dos planos de entrevistas. E usamos o Resolve para trabalhos de realce sutis que permitiam replicar o flash de uma câmera ou ampliar e pegar detalhes das filmagens nas quais a imagem poderia ficar estourada por causa dos flashes intensos”, ele disse.

“As ferramentas de aperfeiçoamento facial no Resolve também pouparam bastante tempo nas cenas de entrevista e várias outras cenas onde detalhes específicos de rostos precisavam ser destacados ou ajustados. As ferramentas de aperfeiçoamento facial do Resolve transformaram o que costumava ser um processo de 30 minutos em um de apenas dois minutos”, ele continuou.

“Com os jogos acontecendo ao mesmo tempo em que a série estava sendo exibida, parecia que estávamos recebendo imagens e colorindo em tempo real. Precisávamos da eficiência do Resolve para conseguir fazer tudo, mas também manter a alta qualidade do Facebook Watch. Mais especificamente, o modo de colaboração do Resolve permitiu que eu trabalhasse com outras áreas da pós e me deixou livre para ser criativo em vez de ter que ficar resolvendo problemas técnicos”, concluiu.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados