A Blackmagic Design anunciou que um dos maiores serviços de notícias com foco em redes sociais da Austrália, The Daily Aus, está finalizando reportagens diárias para o Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e diversos canais de podcast com câmeras, switchers e o software DaVinci Resolve da Blackmagic Design. The Daily Aus é um dos primeiros serviços de notícias do mundo a produzir matérias exclusivamente para canais de redes sociais. O serviço independente adota práticas jornalísticas tradicionais e cria reportagens diárias em vídeos formatados para redes sociais e disponibilizados gratuitamente para qualquer pessoa.
O serviço rapidamente se tornou uma das fontes de notícias mais populares e confiáveis da Austrália, alcançando quase 1,3 milhões de contas no Instagram mensalmente e centenas de milhares de inscritos nas suas plataformas. Para a produção constante dos conteúdos de vídeo, Joe Kiely, chefe de vídeo do The Daily Aus, utiliza câmeras digitais cinematográficas Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K G2, switchers de produção ao vivo ATEM Mini Extreme ISO e o software de montagem, colorização, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve.
“As câmeras Pocket são fantásticas porque são pequenas e compactas, mas têm um grande impacto em termos de qualidade de imagem. Já as levei à sede do Parlamento para entrevistar o secretário do Tesouro após a noite de divulgação do Orçamento, além de vários outros parlamentares e senadores – e com todos eles, não há muito tempo de preparação, se é que há algum. As câmeras cabem perfeitamente em uma mochila com todos os acessórios, então podemos ser ágeis”, explicou Kiely.
Para manter os inscritos atualizados sobre as últimas notícias de qualquer lugar da Austrália, The Daily Aus emprega cinco jornalistas e montou um estúdio de gravação especializado em podcasts de vídeo no escritório em Sydney. O estúdio foi construído em torno de várias unidades Pocket Cinema Camera 6K G2 com um ATEM Mini Extreme ISO. As câmeras são usadas para captar peças para a câmera diante de uma tela verde ou das cores de assinatura do Daily Aus. As unidades Pocket Cinema Camera 6K G2 também são usadas para captação remota de notícias. “Levamos as câmeras para dentro da floresta Daintree, à Grande Barreira de Corais e à rede de esgoto subterrânea de Sydney. Por causa do fator de forma pequeno da câmera, conseguimos nos deslocar rapidamente à medida que captamos essas reportagens com um look cinematográfico”, afirmou Kiely.
“Com o ATEM Mini Extreme ISO, conseguimos acabar com o encaixe e troca-troca de cartões SD e discos rígidos, além de podermos controlar e ajustar os looks das três câmeras a partir do computador no nosso estúdio principal. Nós ainda usamos a segunda saída HDMI do ATEM para que o apresentador possa acompanhar o feed em um monitor e fazer ajustes de última hora antes das câmeras rolarem. Depois, podemos gravar nossos promos dos podcasts de vídeo e as entrevistas mais longas em arquivos isolados a partir das câmeras diretamente no ATEM. Inclusive, podemos até fazer os cortes na hora. Isso torna a edição multicâmera muito mais fácil.”
Com a colaboração em equipe para os diversos formatos de redes sociais, Kiely precisa de um fluxo de trabalho de vídeo consistente, permitindo que os editores possam oferecer feedback e aprovar edições antes de publicá-las. “Agora temos um bom sistema implementado e, mais recentemente, incorporamos vídeos do TikTok à equação. Nossa jornalista multimídia estava produzindo o conteúdo de vídeo estritamente no telefone dela e ficava bastante frustrada com o fluxo de trabalho, especialmente implementando o feedback, substituindo imagens e compartilhando edições em andamento. Eu a treinei para editar os vídeos para o TikTok no DaVinci Resolve e isso mudou o jogo. Nós agora podemos colaborar e entregar os vídeos muito mais rápido, compartilhar as edições para que sejam aprovadas e contar com outros editores trabalhando remotamente nos mesmos projetos se a carga de trabalho estiver se acumulando.”
Filmar com o codec Blackmagic RAW também tem sido uma parte importante da criação de um fluxo de trabalho flexível. “Temos usado o Blackmagic RAW para filmar em situações de luz imprevisíveis, ou ao gravar em tela verde para captar a melhor resolução possível para o chaveamento. Temos tido bastante sucesso com imagens tradicionalmente complicadas, com fios de cabelo ou bordas finas. Recentemente, filmamos subterraneamente e a luz se alterava constantemente entre muito baixa e fontes variadas. Captamos em BRAW para ter a flexibilidade de conseguir um look consistente para todos os ambientes em que filmamos durante a pós-produção”, concluiu.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube