O serviço de streaming Viaplay, de propriedade do Viaplay Group, com sede em Estocolmo (SUE), empreendeu um ambicioso projeto de modernização nos seus estúdios de Varsóvia (POL), incluindo consoles de mixagem Lawo mc²36 e diamond, e produtos de infraestrutura IP nativa compatíveis, como Ravenna / AES67.
O Viaplay oferece fluxos de vários programas, como esportes, comédia e filmes. Após a assinatura de um novo contrato com as produtoras Ekstraklasa Live Park e o Grupo ATM, e com a recente expansão dos serviços além da região nórdica indo para os Países Bálticos, Holanda e Polônia, a Viaplay decidiu realizar uma grande atualização técnica para garantir o serviço confiabilidade que requer a transmissão simultânea de muitos eventos esportivos diferentes.
A LP Systems, parceira de Lawo na Polônia, foi nomeada para implementar a parte de áudio da atualização de estúdio da Viaplay. O escopo do projeto incluiu dois novos estúdios com salas de controle separadas para áudio e vídeo, bem como doze cabines de comentaristas esportivos com seis pequenas salas de controle de áudio separadas. A grande atualização técnica foi realizada durante os meses de junho e julho, para que estivesse pronta antes da cobertura dos eventos esportivos no outono europeu.
Sistemas de áudio Lawo na Viaplay
Dois consoles de produção all-in-one Lawo mc²36 foram escolhidos para as principais salas de controle de áudio. Alimentados pela tecnologia de núcleo A__UHD da Lawo, os consoles mc²36 compactos e flexíveis podem variar em tamanho de 16 a 48 faders e apresentam fluxos de trabalho guiados intuitivos, com os núcleos A__UHD fornecendo cada um 256 canais DSP, operação de 48kHz e 96kHz e 864 canais de E/S capacidade. Eles são soluções nativas de IP, compatíveis com todos os padrões relevantes, e apresentam fontes de alimentação redundantes e a redundância de link de rede de mesclagem sem impacto ST2022-7 que as operações de transmissão ao vivo exigem.
Da mesma forma, consoles Diamond foram instalados em cada uma das seis salas de controle de áudio. O mais recente console de transmissão da Lawo oferece uma escala de 2 a 60 faders físicos e apresenta uma opção de controle e feedback da tela de toque de Extensão Virtual. Os Diamonds são movidos por três motores Power Core equipados com licenças MAX e esses dispositivos nativos de IP apresentam interfaces RAVENNA e MADI, além de slots de expansão para placas de interface analógicas, digitais e DANTE, e 96 canais DSP e 80 barramentos de soma.
Esses sistemas são complementados pelo software Lawo VisTool, que permite criar ferramentas de mixagem personalizáveis e sensíveis ao contexto para telas multitoque. Todos os consoles Diamond na Viaplay são equipados com PCs all-in-one dedicados executando VisTool, que alimentam suas telas de toque de extensão virtual, permitindo que os operadores visualizem instantaneamente curvas de equalização, configurações de compressão, funções DSP, configurações de roteamento e até mesmo controle integrado de software de terceiros e dispositivos.
Gerenciamento de rede IP
Todos os dispositivos Lawo nativos de IP são conectados e gerenciados dentro da rede através da plataforma de gerenciamento Home para infraestruturas multimídia baseadas em IP, usando interfaces web com navegadores padrão. A rede de áudio RAVENNA/AES67 é suportada por switches Artel Quarra, que são configurados para fornecer um ambiente de rede totalmente redundante. A integração com sistemas de vídeo é feita usando processadores DirectOut Prodigy.MP em modo espelho para redundância total do sistema. Esses dispositivos convertem os sinais RAVENNA para MADI e vice-versa, e ajudam a facilitar o processamento DSP final.
“Trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros do Grupo ATM, alcançamos todos os objetivos da Viaplay e o funcionalidades desejadas do sistema. Além dos controles VisTool nas salas de controle de áudio, um computador adicional VisTool foi instalado na sala de controle principal para acesso rápido pelo engenheiro. Todas as unidades Power Core e superfícies de diamante podem ser monitoradas, diagnosticadas e controladas lá, com fluxos de áudio monitorados usando o software Lawo RƎLAY AoIP Stream Monitor”, comentou Bartosz Stawiarski-Lietzau , engenheiro de vendas e suporte da LP Systems.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube