Home Reportagens SES cancela negociação para fusão com a Intelsat

SES cancela negociação para fusão com a Intelsat

Rompimento das negociações interrompe uma tendência de consolidação no setor de internet via satélite, que tem levantado preocupações crescentes em termos de concorrência

Por Ricardo Batalha

Em 29 de março passado, a SES confirmou que estava em negociações com a Intelsat para combinar seus negócios e criar um gigante do setor. No entanto, três meses depois, as negociações foram suspensas.

A Bloomberg estimou a transação em mais de 10 bilhões de dólares, incluindo a dívida. Agora, o rompimento das negociações interrompe uma tendência de consolidação no setor de internet via satélite, que tem levantado preocupações crescentes em termos de concorrência.

Em julho do ano passado, a empresa francesa de satélites Eutelsat anunciou um acordo para fusão com a britânica OneWeb, numa tentativa de desafiar empresas como a Starlink, da SpaceX, de propriedade de Elon Musk, e o Project Kuiper, da Amazon.com.

Os operadores de satélite estão cada vez mais pressionados pela mudança no mercado de comunicações via satélite, que passou da transmissão de vídeo para serviços de dados, o que desencadeou uma onda de consolidação no setor. A SpaceX, de Elon Musk, é a empresa que mais tem perturbado o mercado, com seu negócio Starlink, que já conta com mais de 1,5 milhão de clientes em menos de três anos desde o lançamento do serviço.

Sites relacionados:
http://www.intelsat.com/
https://www.ses.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados