Importantes nomes da radiodifusão brasileira estarão reunidos para debater os principais desafios, expectativas e ações em andamento para a nova geração da TV 3.0
Importantes nomes da radiodifusão brasileira estarão reunidos para debater os principais desafios, expectativas e ações em andamento para a nova geração da TV 3.0, durante seminário online promovido pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), na próxima quarta-feira (24).
O SET eXPerience terá como tema “A importância da evolução para TV 3.0” e contará com a participação do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, do secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, do presidente do Fórum SBTVD, Luiz Cláudio Costa, e do presidente da Abratel, Márcio Silva Novaes. A mediação será feita pelo presidente da SET, Carlos Fini.
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site https://setexperience.org.br/
Carlos Fini – Presidente da SET
Carlos Fini é Presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), para os biênios 2019-2020 e 2021-2022, Diretor de Tecnologia do Grupo RBS, um dos maiores grupos de mídia do Brasil, onde faz a gestão das operações de TV e Rádio e Diretor da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), atuando no comitê técnico. É engenheiro eletrônico, com especialização em Gestão Empresarial e pós-graduação em Telecomunicações e Redes. Atuou na TV Globo de 1979 a 2012, assumindo o cargo de Gerente de Engenharia em São Paulo em 1994. Entre seus trabalhos estão a implantação das emissoras de São Jose dos Campos em 1988 (TV Vanguarda), de São Paulo em 1999 (TV Globo SP) e do sistema de transmissão digital na mesma cidade em 2007. É membro da SET desde 1988 e participante do Módulo Técnico do Fórum Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), no qual foi coordenador das normas de multiplexação e de middleware de 2006 a 2012.
Flávio Lara Resende – Presidente da ABERT
Mineiro de Belo Horizonte, Flávio Lara Resende é advogado e jornalista, com pós-graduação em Administração Financeira e MBA em Finanças. Diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação, exerce os cargos de diretor geral da TV Bandeirantes, da Rádio BandNews e do jornal METRO. Ao assumir a presidência da ABERT, em agosto de 2020, licenciou-se da presidência da Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal – AVEC/DF, entidade que dirigiu desde 2010. É também vice-presidente secretário da AIR – Associação Internacional de Radiodifusão, entidade que representa 17 mil emissoras de rádio e televisão nas três Américas. Lara Resende ocupou cargos no governo federal e no de Minas Gerais, além de ter sido adido de Turismo e Informação da Embaixada do Brasil em Londres (Inglaterra).
Luiz Cláudio Costa – Presidente do Fórum SBTVD
Luiz Claudio Costa é bacharel em Direito, jornalista e administrador. Iniciou sua carreira na área de comunicação em 1992 no jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, onde ficou até o início de 1994. Passou então a atuar na Record TV, onde dirigiu emissoras afiliadas de Goiás, interior paulista, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e São Paulo. Em 2004, migrou para outra emissora do grupo, a Rede Mulher. Em 2006, outro desafio: assumiu a direção da Editora do Grupo Record no Rio de Janeiro, voltando assim à área gráfica. Participou ainda do processo de aquisição, pelo Grupo Record, do Correio do Povo, centenário jornal gaúcho, da Rádio Guaíba e da TV Guaíba, assumindo pouco tempo depois a presidência do Grupo de Comunicação no Rio Grande do Sul. Dois anos depois, em 2009, foi designado como Diretor Geral da Record TV Brasília. Em 2011 foi eleito presidente da ABRATEL (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), cargo que exerceu até junho de 2017. Desde 2013, ocupa a Presidência da Record TV. E desde março deste ano é presidente do Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital).
Marcio Silva Novaes – Presidente da ABRATEL
Advogado, jornalista e pós-graduado em Direito Civil. Natural de Paraguaçu Paulista (SP), é executivo do Grupo Record desde 2006. Responsável pela implantação do Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Estado de São Paulo, trabalhou na comunicação estratégica de diversos órgãos estaduais e nacionais por mais de vinte anos. Foi do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional e membro da Comissão de Liberdade de Expressão do Conselho Federal da OAB. Atualmente é presidente da Abratel e superintendente institucional do Grupo Record.
Maximiliano Salvadori Martinhão – Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações
Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí – MG, Mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde no Reino Unido, Advogado formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB.
De 1993 a 1998 foi Engenheiro de Planejamento do Sistema Telebrás.
De 1998 a 2005 foi Engenheiro de Sistemas da Telebrás, cedido à Anatel.
Desde 2005 é Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações na ANATEL.
De 2003 a 2007 foi Gerente de Engenharia do Espectro da Anatel.
De 2007 a 2010 foi Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel.
De 2011 a 2016 foi Secretário Nacional de Telecomunicações do Ministério das Comunicações – MC.
De 2016 a 2017 foi Secretário Nacional de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
De 2017 a 2018 foi Presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A – Telebrás.
De 2018 a 2019 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
De 2019 a 2020 foi Assessor Especial do Ministro em Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Comentários fechados.