O modelo FAST (Free Ad-supported Streaming TV) é um exemplo de como novos formatos para distribuição de conteúdo estão ganhando relevância e apontando para o futuro do consumo de vídeo. No painel Streaming: as Placas Tectônicas Continuam se Movendo, Daniela Souza, Conselheira da SET e SVP da AD Digital, comandou uma conversa com convidados que trouxeram suas visões e experiências sobre o tema.
Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, comentou sobre como o brasileiro tem se comportado em relação às novas formas de consumo de conteúdo. “Depois de anos acostumado a uma TV linear, o brasileiro foi exposto a novas formas de consumir esse conteúdo e está começando a desejar mais comodidade, conveniência e também relevância”, explica.
Aline Jabbour, Diretora de Desenvolvimento de Negócios e Aquisição de Conteúdo para América Latina da Samsung, complementa essa visão a partir da experiência com a Samsung TV Plus. “Partimos da ideia de oferecer a comodidade do consumidor tirar sua TV Samsung da caixa, conectar com a internet e já ter à sua disposição uma programação linear e também on demand”, afirma a diretora, mostrando como a empresa investiu em um modelo FAST de conteúdo. “As pessoas querem um tipo de conteúdo para cada momento. Tem a hora que querem estar relaxadas, assistir algo aleatório sem se preocupar em escolher e há o momento de ver um conteúdo específico.”
Acrescentando uma outra visão de tendência, Luis Camargo, Media & Entertainment Business Developer Lead da Google Brasil, falou sobre o desenvolvimento de um agregador de conteúdos, sejam eles FAST ou sob demanda. “Novos modelos de negócios devem surgir a partir do desejo do consumidor, das formas como ele quer escolher, assistir e interagir com diversos conteúdos. A conveniência e a comodidade fazem parte disso. É sobre dar liberdade para esse público consumir vídeo de forma fácil e rápida, independentemente de onde esteja esse conteúdo.”
“As pessoas já estão cansadas de ter que procurar em diversos lugares para ver seus diferentes programas favoritos”, complementa Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, mostrando como os agregadores de conteúdos podem se consolidar como uma tendência. Araújo também expôs sua visão sobre a presença da Jovem Pan em diversos formatos e plataformas. “O que buscamos é estar presente em todos os momentos possíveis da jornada de consumo de nossa audiência, mas quem determina para onde caminhamos é sempre o consumidor.”
Nesse novo cenário, a publicidade também precisa buscar meios de se fazer presente e relevante. “Acredito que o público já entendeu que a publicidade é fundamental para financiar o conteúdo que ele quer ver, isso já está claro e é bem aceito”, avalia Vogel. “O desafio e as oportunidades estão em como hoje a tecnologia permite que essa publicidade seja mais fluida, menos interruptiva em relação ao conteúdo ao qual está associada.”
SET EXPO 2020
Congresso: de 22 a 25 de agosto de 2022
Feira: de 23 a 25 de agosto de 2022
Local: Pavilhão Azul – Expo Center Norte, São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Site: https://set.org.br/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube