Umas das palestras que abriu o Congresso SET EXPO 2022 abordou a matriz 2110 como solução para armazenamento de vídeo. A tecnologia de mídia avança no mundo inteiro. O 4K está em andamento e o 8K já está no horizonte, por exemplo. Para acompanhar, a infraestrutura de transporte de vídeo vem discutindo opções. Na manhã desta segunda (22), Roberto Hoffmann Netto, gerente de projetos de tecnologia e regulatórios na RBS TV de Porto Alegre, moderou um painel na SET EXPO apontando os caminhos do mercado.
“Existe espaço para a matriz 2110, que é o futuro, e para a nuvem. Os dois vão coexistir por muito tempo e cada protocolo será utilizado em uma determinada aplicação. Podemos ter um ecossistema onde todos vivem juntos, existem ferramentas hoje que já permitem isso”, comentou Felipe Domingues, gerente de Pré-Vendas da CIS Group.
Boris Kauffmann, arquiteto de Soluções Especialista em Broadcast na Amazon Web Services, também reforça que os dois conceitos não são opostos, convivendo bem. “Não é uma dualidade, a nuvem é uma extensão, mais uma opção para armazenamento. Ela apresenta múltiplos caminhos, com saídas diferentes para atingir a recepção”, contou.
“É uma solução para mim. Pago para eles subirem o sinal, diminuindo a equipe e focando mais no que interessa, que é entregar conteúdo. A ideia é que a gente vá direto para a nuvem. É barato para subir, contudo está cada vez mais caro na hora de baixar”, emendou Eduardo Lopes, diretor de Tecnologia da Rede Amazônica.
Apesar do desenvolvimento, a pandemia afetou este crescimento nos últimos dois anos. Com o aumento do uso dos streamings, a entrega com menor qualidade foi uma alternativa encontrada. “Existia um cronograma de avanço previsto desde 2016, mas ele foi atropelado pela covid”, disse Marcelo Minami, arquiteto de soluções da AD-Digital.
SET EXPO 2020
Congresso: de 22 a 25 de agosto de 2022
Feira: de 23 a 25 de agosto de 2022
Local: Pavilhão Azul – Expo Center Norte, São Paulo – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo
Site: https://set.org.br/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube