Home Reportagens Shotoku apresentará novo modo Orbit para SmartPed e TR-XT na NAB 2022

Shotoku apresentará novo modo Orbit para SmartPed e TR-XT na NAB 2022

Por Ricardo Batalha

Shotoku mostrará novas capacidades para soluções como o painel de controle TR-XT, os cabeçotes TG-18i e o pedestal Ti-11

A NAB Show 2022, que será realizada de 23 a 27 de abril no Las Vegas Convention Center, em Las Vegas (EUA), contará com a presença da Shotoku, que mostrará novas capacidades para soluções como o painel de controle TR-XT, os cabeçotes TG-18i e o pedestal Ti-11.

O SmartPed, o pedestal XY totalmente robótico da Shotoku, adiciona novas funcionalidades ao painel de controle TR-XT (seu sistema de controle principal). Orbit, como esse novo recurso é chamado, permite que o pedestal se mova em movimentos no sentido horário e anti-horário em torno de conjuntos circulares, um elemento de design cada vez mais comum nos estúdios de transmissão de hoje.

Ao selecionar Orbitar no painel de controle TR-XT do Shotoku, o pedestal traduz imediatamente o eixo X em um arco perfeito em torno de um ponto central orbital, geralmente o centro do conjunto. Orbit é um add-on para o modo Sequence do SmartPed, que tem sido um recurso padrão de todos os sistemas Shotoku desde a primeira versão, aproximadamente 15 anos atrás.

O sistema TR-XT também será mostrado com a opção LiveView, que usa uma câmera de vídeo IP secundária para fornecer uma visão ampla da cena para cada câmera. O LiveView permite que os operadores comandem cabeças para novas posições tocando em uma visualização de vídeo ao vivo em grande angular do estúdio, reposicionando suavemente a cabeça para um apresentador, convidado ou outra área de interesse selecionada.

A Shotoku também apresentará o TG-47, a mais recente adição à sua família de cabeçotes PT. Destinado a cargas úteis de tamanho médio de até 45 libras, o TG-47 combina o tamanho do TG-27 com as capacidades do TG-18. A carga útil suporta uma câmera de caixa típica / lente ENG com teleprompter de tamanho médio.

Além disso, o Shotoku lançará uma nova versão do Orchestra CMS, que traz uma série de melhorias e uma grande atualização na interface do usuário que torna o sistema mais intuitivo. Totalmente automatizado e operado por tela de toque de vídeo ao vivo, o sistema Shotoku pode posicionar rapidamente várias câmeras em posições definidas com precisão em resposta a um comando do operador ou gatilho externo automatizado. Novos recursos avançados de configuração foram incorporados para aumentar a flexibilidade operacional e incluem uma câmera de vigilância por vídeo ao vivo, planta baixa e/ou acionadores de seleção de microfone automatizados.

TI-11 e TG-18i
Na NAB 2022, a Shotoku lançará o TI-11 Elevator Pedestal, especificamente voltado para situações de orçamento apertado, onde uma câmera PTZ de terceiros é usada em um sistema Shotoku, mas onde o benefício adicional do controle de movimento também é necessário. Com teleprompters dedicados para câmeras PTZ também disponíveis, a configuração completa se torna uma opção atraente para emissoras quando uma combinação de sistemas de câmeras robóticas de transmissão completa e cabeças PTZ integradas de baixo custo são necessárias para áreas de entrevista ou flashes de vídeo.

Por fim, o cabeçote PTZ integrado TG-18i, a versão mais recente do bem-sucedido cabeçote pan/tilt de estúdio TG-18, oferece uma solução integrada com alta carga útil e fácil conectividade. Todos os principais recursos do TG-18 são mantidos, como fluidez em movimento e acionamento manual completo com amortecimento de fluido. Quando combinado com a unidade de altura aparafusada Ti-12, o TG-18i é compatível “com quase qualquer suporte de estúdio”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados