A Shotoku Broadcast Systems está trazendo aos visitantes da IBC 2024 um vislumbre do futuro dos sistemas de câmeras robóticas. O fabricante internacional de sistemas de suporte de câmeras robóticas e manuais de alta qualidade, fácil utilização e confiabilidade, demonstrará seu sistema de controle TR-XT, aprimorado com recursos que atendem às produções ao vivo de hoje e acompanham os avanços tecnológicos de amanhã.
O coração do estande será centrado no pedestal totalmente robótico SmartPed, com destaque para o pedestal elevatório TI-11X da empresa. Uma exibição completa das cabeças panorâmicas e inclináveis da Shotoku (incluindo TG-27, TG-47 e TG-18i) e painéis de controle – todos que acomodam aplicações que vão de transmissões a legislaturas e ambientes AV profissionais – também estarão em exibição no estande 12.F47.
“Não poderíamos estar mais felizes em trazer nossa plataforma de sistema de câmeras robóticas para a IBC, repleta de atualizações e melhorias”, diz James Eddershaw, Diretor Geral da Shotoku. “Estamos constantemente perguntando aos nossos clientes o que eles precisam para entregar transmissões impecáveis hoje e o que precisam para mantê-los preparados para os desafios de amanhã. Nosso sistema de controle TR-XT é um ótimo exemplo; incorporamos recursos e funcionalidades para tornar a navegação mais fácil e maximizar a automação.”
TR-XT – A plataforma para o controle robótico do futuro
O sistema de controle de robótica de estúdio TR-XT da Shotoku tem se fortalecido à medida que a empresa continuamente adiciona recursos para atender aos desafios das produções de estúdio ao vivo 24/7 de hoje, mas também prepara os broadcasters para se adaptarem rapidamente aos avanços tecnológicos emergentes.
Esta nova versão mantém toda a resiliência dos sistemas anteriores, eliminando pontos únicos de falha e preservando toda a sua redundância única, mas agora oferece ainda mais funcionalidades e uma atualização substancial na interface do usuário. O TR-XT agora opera sob o sistema operacional Windows 11, com uma arquitetura de front-end/back-end totalmente distribuída e suporte para banco de dados remoto virtualizado. Apesar de todas as novas funcionalidades, o sistema é 100% compatível com os sistemas robóticos existentes da Shotoku, incluindo instalações anteriores baseadas em Linux do TR-XT.
Muitos dos recursos atualizados do TR-XT serão demonstrados, incluindo: Orbit, que imediatamente traduz o eixo X em um arco perfeito ao redor de um ponto central orbital; LiveView, tornando possível ver e adquirir imagens fora do campo de visão normal; StudioView, que fornece capacidade de planejamento de tomadas com ferramentas multicâmera mais poderosas; e, claro, o sistema de enquadramento AutoFrame totalmente atualizado (mais sobre isso abaixo).
AutoFrame Face Tracking
Com o AutoFrame, a Shotoku entregou o melhor de todos os mundos. O AutoFrame da Shotoku garante que uma produção nunca sofra interrupções ao incorporar a capacidade de intervenção humana contínua na tecnologia. Visando manter o sistema o mais autônomo possível, o AutoFrame fornece rastreamento facial em tempo real e recuperação de tomadas, mas também permite intervenção humana instantânea, eliminando a necessidade de operadores dedicados. Além disso, a capacidade de rastreamento simultâneo de múltiplos canais foi expandida – agora são 10 e contando – além de definir e manter inteligentemente o enquadramento desejado, incluindo ajustes de zoom ao vivo.
Sempre no centro
O pedestal totalmente robótico SmartPed da Shotoku é o pedestal carro-chefe da plataforma da Shotoku, projetado para atender aos requisitos da maioria das aplicações de câmeras robóticas. As capacidades do SmartPed variam de cargas leves a câmeras totalmente equipadas com lentes grandes, controles manuais e teleprompters, e acessórios. Suportando movimento XY super-suave, ao longo de qualquer trajetória de movimento complexa, o SmartPed é realmente um pedestal totalmente robótico, comprovado e de última geração.
O TI-11X da empresa é seu mais novo pedestal elevatório autônomo, voltado para estúdios onde é necessária uma elevação de alto desempenho, com velocidades mais altas e maior alcance de deslocamento, mas onde o movimento XY livre não é necessário. O pedestal totalmente autônomo tem tudo o que é necessário para fornecer controle PT e de altura excepcionais, sem mencionar os marcadores de ponto a laser inteligentes para reposicionamento manual fácil e preciso.
Se seu interesse está em procedimentos legislativos televisionados, confira o sistema de controle Orchestra CMS da Shotoku e o painel TR-S. Este sistema é especificamente projetado para atender às demandas da cobertura televisiva parlamentar sob alta pressão e longos períodos de operação, sem falhas.
Visite a Shotoku Broadcast Systems no estande 12.F47 na IBC 2024, que ocorre de 13 a 16 de setembro, em Amsterdã (HOL).
Site relacionado: https://www.shotoku.co.uk/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube