Home Reportagens Shotoku faz estreia mundial da linha de gruas robóticas Swoop

Shotoku faz estreia mundial da linha de gruas robóticas Swoop

Novo sistema Swoop amplia criatividade e flexibilidade operacional em estúdios, substituindo gruas manuais por soluções totalmente integradas

Por Ricardo Batalha

A Shotoku Broadcast Systems, desenvolvedora internacional de sistemas robóticos reconhecida pela confiabilidade e facilidade de uso, levou a robótica de estúdio a um novo patamar na IBC 2025 com a estreia mundial da linha de gruas robóticas Swoop. O equipamento substitui gruas e jibs operados manualmente, que costumam exigir um ou dois operadores dedicados e não permitem integração completa com sistemas de câmeras robóticas.

Segundo James Eddershaw, diretor-gerente da Shotoku, a Swoop representa um avanço significativo na robótica de estúdio por reunir criatividade, controle e segurança em um sistema projetado de forma elegante. A novidade amplia as possibilidades criativas e a flexibilidade operacional, permitindo movimentos de câmera mais ousados.

A linha foi lançada com dois modelos: Swoop 140 e Swoop 220, com braços de 1,40 metro e 2,20 metros de alcance, respectivamente. Ambos combinam engenharia de precisão com a confiabilidade da Shotoku, permitindo aos diretores de produção criar e repetir movimentos amplos com segurança e precisão.

O sistema oferece ainda duas opções de base para atender diferentes necessidades de produção. A versão com a base robótica SmartPed (Swoop SP) garante liberdade total de movimento pelo estúdio com controle remoto de posicionamento, enquanto a opção manual surge como alternativa mais econômica para situações em que o reposicionamento entre gravações pode ser feito manualmente.

As gruas Swoop se integram ao sistema avançado de controle TR-XT da Shotoku, que oferece visualização da posição da grua em relação a outras câmeras e operação pelo sistema SoftRail, que define percursos precisos, seguros e consistentes pelo estúdio. O sistema utiliza ainda uma versão configurada do cabeçote robótico TG-47, instalado na extremidade do braço da grua, garantindo enquadramentos precisos e a criação de novos ângulos e transições de câmera que vão além das possibilidades dos pedestais robóticos tradicionais.

Com foco em segurança, a Swoop incorpora sensores de proximidade ao longo do braço e ao redor da carga útil, criando uma proteção dinâmica que detecta obstáculos e interrompe imediatamente o movimento, evitando colisões. O equipamento também pode ser alternado facilmente para o modo Local, que permite reposicionamento manual quando necessário, contando ainda com uma trava de segurança para fixação do braço.

Site relacionado: http://www.shotoku.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados