A Blackmagic Design anunciou que a recente apresentação do cantor e compositor escocês Lewis Capaldi em Londres contou com um fluxo de trabalho de produção multicâmera baseado no switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K.
Promovendo o álbum de estreia “Divinely Uninspired to a Hellish Extent” (2019), os dois shows na O2 Arena tiveram seus ingressos esgotados em questão de segundos. As performances contaram com um conceito de encenação altamente complexo, incluindo um segmento onde Capaldi tocava piano no alto de um telão LED.
“Foi uma configuração muito ambiciosa, considerando que eram apenas duas noites”, admitiu Rhodri Shaw, diretor de eventos ao vivo da 4Wall Europe, fornecedora de vídeo do evento. “Tínhamos um pacote de oito câmeras, todas conectadas ao ATEM Constellation. Havia um telão LED de três lados, medindo cerca de 150 m², em um sistema Kinesys, e mais dois telões. Isso incluía um painel ROE Vanish V8S com 62% de transparência, que podíamos baixar na frente da banda, e outro painel ROE CB5 no palco.”
O pacote de câmera era composto de cinco canais de câmera, com duas câmeras PTZ e uma única Blackmagic Micro Studio Camera 4K fixada ao piano para captar Capaldi tocando no alto do telão LED.
“Tínhamos uma câmera na frente do palco, outra na plateia com lentes tipo caixa e uma montada num sistema de trilhos e dolly remoto. Havia mais uma câmera numa Towercam atrás da bateria e outra num pedestal, à direita do palco. No momento em que você adiciona painéis LED, torna-se uma tarefa ambiciosa para duas noites de show”, comentou Shaw. “Tivemos uma semana de ensaios de produção, mas a equipe começou a instalar tudo às quatro da manhã para garantir que tudo correria bem na hora do show.”
A equipe da 4Wall havia atualizado para o ATEM Constellation 8K para o show de Capaldi, com as 40 entradas SDI 12G e as 24 saídas auxiliares SDI 12G proporcionando mais flexibilidade. Captando em 1080 50p, todos os sinais de câmera foram roteados através do ATEM Constellation 8K, onde o programa era mixado e, em seguida, enviado aos servidores Disguise.
“O design do show incluía várias cenas diferentes, e tínhamos três telas separadas na frente ou atrás da banda, criando um visual holográfico bem legal”, concluiu Shaw. “A O2 é uma das poucas arenas com capacidade de fazer jus a esse tipo de configuração, e tudo ficou absolutamente perfeito. Apesar da complexidade do rig, tudo funcionou perfeitamente, e não poderíamos estar mais satisfeitos com o trabalho.”
Lewis Capaldi atualmente trabalha na produção do segundo álbum, “Broken By Desire To Be Heavenly Sent”, prometido para maio de 2023.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube