Home Reportagens Shure Axient Digital comanda o show na final da 67ª edição do Eurovision

Shure Axient Digital comanda o show na final da 67ª edição do Eurovision

Transmissão ao vivo da final da 67ª edição do Eurovision contou com o sistema sem fio Shure Axient Digital Wireless System

Por Ricardo Batalha

A final da 67ª edição do Eurovision, festival Eurovisão da Canção 2023, vencido pela Suécia através da cantora Loreen com a música “Tattoo”, foi realizada na Liverpool Arena, em Liverpool (ING), no último dia 13 de maio. Como um dos maiores e mais complexos eventos de entretenimento do mundo, exige áudio confiável e sem falhas para os participantes pessoalmente e para os espectadores em casa. Anfitrião em nome da Ucrânia, o Reino Unido deu as boas-vindas a uma audiência global de mais de 161 milhões na Liverpool Arena para ouvir as apresentações dos 26 principais países durante a grande final, transmitida ao vivo. O Shure Axient Digital Wireless System foi selecionado para fornecer uma experiência fenomenal para artistas e espectadores.

A Britannia Row forneceu equipamento de áudio para a 67ª edição do Festival Eurovisão da Canção. Tom Brown, gerente de projetos da Britannia Row, junto com sua equipe e Robert Edwards, chefe de som da ESC 2023, especificou um sistema abrangente de Shure Axient Digital, monitoramento intra-auricular PSM 1000, AD600 Axient Digital Spectrum Manager, ShowLink, Software Wireless Workbench e Wavetool Software para fornecer a solução necessária.

“Precisávamos de um sistema confiável que pudéssemos levar com confiança até seus limites, e os sistemas Shure forneciam um conjunto abrangente de ferramentas e produtos para gerenciar isso com eficiência. A confiabilidade e a conhecida robustez dos monitores intra-auriculares PSM 1000, a enorme faixa de ajuste do Axient Digital Wireless System, a diversidade de frequência e o suporte inestimável do ShowLink eram essenciais”, comentou Tom Brown.

“Em colaboração com nossos parceiros técnicos da Brit Row, o sistema Shure Axient Digital de microfones estava no centro do plano de produção de áudio, e o enorme sistema funcionou perfeitamente durante o período de produção total de cinco semanas. Foi descrito como o Eurovision mais tecnicamente competente e com melhor som de todos os tempos. É sempre um desafio manter as 37 delegações felizes de um ponto de vista sólido, mas acho que em Liverpool conseguimos!”, acrescentou Robert Edwards, chefe de som do Eurovision Song Contest 2023.

Como parte do equipamento, o software Shure Wireless Workbench (WWB) foi usado para monitorar o sinal de todos os microfones de rádio e in-ears, formando um ecossistema Shure.

Dada a quantidade limitada de espectro de RF disponível e a grande quantidade de canais sem fio necessários, o evento precisava de uma solução que pudesse gerenciar um dos ambientes de áudio mais desafiadores da Europa. Graças ao desempenho do Shure Axient Digital, a equipe técnica superou facilmente a complexidade para garantir uma celebração perfeita de outra emocionante edição do Eurovision. Josh Lloyd, chefe de engenharia da Britannia Row, explicou: “A Axient Digital ajudou no gerenciamento do espectro, permitindo que espremêssemos muitos canais em um espectro reduzido. Tínhamos 10 ou 12 pontos de acesso ShowLink em toda a arena, e isso significava que podíamos ter controle sobre os dispositivos portáteis usados por todos os artistas em todos os espaços”.

A equipe técnica usou o Wavetool, um software profissional de monitoramento e escuta de áudio e RF para engenheiros de áudio, para integrar o kit Shure enquanto monitorava interrupções e estalos para garantir que os artistas se sentissem confortáveis antes de subir no palco. Havia uma equipe ampla e experiente cuidando do RF, que contou com o equipamento de áudio da Shure. “Ter Aart Heus da equipe Shure foi incrivelmente útil para otimizar o desempenho de RF. É um luxo ter um fabricante em quem se pode confiar”, disse Josh Lloyd.

Andrew Lillywhite, parte da equipe Britannia Row e responsável por RF no Eurovision acrescentou: “Eu realmente não consigo imaginar como teria sido fazer este show sem a funcionalidade que Showlink e Wireless Workbench junto com Axient Digital fornecem. Com o benefício do Showlink e do controle remoto e monitoramento que ele fornece, juntamente com uma série de outros recursos que já considero garantidos, torna a vida muito mais fácil para um show desse tamanho e escala”.

Stuart Moots, diretor de áudio profissional da Shure UK, concluiu: “Toda a equipe da Shure está orgulhosa e honrada pela Britannia Row ter escolhido usar Axient Digital e PSM 1000 para o Eurovision. Diz muito que ambos os sistemas tiveram um desempenho impecável no evento, especialmente considerando a quantidade considerável de canais e sem fio que estavam em uso. Ver o Wireless Workbench sendo usado em todo o seu potencial ao lado da Wavetool, que estava cuidando do monitoramento, foi uma das implantações mais abrangentes de wireless que já vimos na Europa”.

Site relacionado: https://www.shure.com/axientdigital

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados