Home Reportagens Shure garante confiabilidade de áudio no VMA da MTV com a Firehouse Productions

Shure garante confiabilidade de áudio no VMA da MTV com a Firehouse Productions

Microfones e sistemas sem fio da Shure foram utilizados em todas as performances do VMA transmitido pela CBS e Paramount+

Por Ricardo Batalha

A edição de 2025 do MTV Video Music Awards, transmitida pela CBS e pelo Paramount+, bateu recordes de audiência e engajamento. Para assegurar a qualidade do áudio em um dos maiores espetáculos musicais da TV, a Firehouse Productions confiou nos sistemas sem fio da Shure, que estiveram presentes em todas as apresentações.

A equipe de áudio do evento contou com profissionais como o coordenador de áudio Mark Dittmar, o mixer de produção para broadcast Sean Prickett, os mixers musicais Eric Schilling e John Harris, o coordenador de RF Cameron Stuckey, os mixers de PA Dan Gerhard, Adam Armstrong, Simon Welch e Mike Bové, além dos mixers de monitores Chris Prinzivalli, Brett Taylor e Tom Pesa. Ao todo, foram utilizados 56 canais do sistema Axient Digital Wireless Microphone e 52 canais do sistema de monitoramento in-ear PSM 1000, com 110 receptores P10R.

Segundo John Harris, o Axient Digital garantiu estabilidade e previsibilidade em todas as performances vocais, independentemente do estilo musical, de Busta Rhymes a Alex Warren, passando por J Balvin e Bailey Zimmerman. Mark Dittmar destacou a confiabilidade da tecnologia da Shure, essencial para executar um show dessa dimensão sem comprometer a qualidade sonora.

Os palcos do VMA receberam diferentes cápsulas de microfone Shure. Doja Cat utilizou um headset Beta 54, enquanto Alex Warren, Sombr, Bailey Zimmerman e Busta Rhymes cantaram com cápsulas SM58. J Balvin e Mariah Carey, homenageada com o prêmio Video Vanguard, usaram as novas cápsulas vocais Nexadyne 8, sendo que o microfone de Mariah contou ainda com um transmissor Axient Digital dourado personalizado. Já Lady Gaga, vencedora do prêmio de Artista do Ano, apareceu em performance gravada com o novo headset SM39.

Para Hugo Pinzon, engenheiro de monitores e broadcast que trabalhou com J Balvin, a estreia da cápsula Nexadyne no VMA foi marcante. Ele ressaltou a clareza cristalina e a rejeição precisa de ruídos, que resultaram em um som pronto para transmissão praticamente sem ajustes de equalização.

Além desses artistas, nomes como Lola Young, Tate McRae, Sabrina Carpenter e Conan Gray também confiaram nos transmissores sem fio Axient Digital da Shure.

Jenn Liang-Chaboud, gerente de Relações com Artistas e Entretenimento da Shure, afirmou que é uma honra apoiar talentos e profissionais de áudio tão dedicados. Para ela, ver a tecnologia da empresa contribuir para performances memoráveis é extremamente gratificante.

Site relacionado: https://www.shure.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados