Home Reportagens SipRadius soluciona problemas de sincronização remota com MRTC

SipRadius soluciona problemas de sincronização remota com MRTC

MRTC é um roteador de mídia simples e de baixo custo, além de gateway de acesso que aceita sinais IP de uma localização remota

Por Ricardo Batalha

A SipRadius, especialista em transporte e transcodificação de mídia ao vivo, irá apresentar o MRTC (Master Router/Real Time Clock) na IBC 2024. Este dispositivo simples e de baixo custo resolve um dos principais desafios na produção remota em IP: a dificuldade de garantir que os sinais estejam sincronizados.

As arquiteturas de mídia IP adotaram o PTP (Precision Time Protocol) como o mecanismo para distribuir dados de temporização de um relógio mestre para todos os dispositivos na rede. Isso funciona bem em uma rede local, mas é muito difícil transferir o PTP por redes não controladas ou remotas, o que demanda tempo de engenharia e pode resultar em latências prolongadas.

“O que percebemos é que não é necessário tentar manter cada local sincronizado com um único relógio mestre”, afirmou Sergio Ammirata, Ph.D., fundador e Cientista Chefe da SipRadius. “Para o alinhamento de quadros em REMI, estamos lidando com milissegundos, não nanossegundos. Existem fontes de timecode suficientemente precisas em toda parte: redes celulares e GPS parciais. Basta criar um PTP ou NTP local em cada site.”

O MRTC é um roteador de mídia simples e de baixo custo, além de gateway de acesso que aceita sinais IP de uma localização remota. Ele utiliza um protocolo comprovado de alta qualidade e estabilidade, como MPEG-TS sobre RIST. O MRTC possui entradas para uma antena GPS e um SIM de celular para obter o timecode preciso, criando seu próprio PTP local e permitindo a sincronização PTP/NTP com outros dispositivos na rede, atuando efetivamente como um Relógio Mestre para a rede remota.

“A ideia de mestres de PTP locais parece contraintuitiva à primeira vista, mas esta é realmente uma solução simples, sólida e muito fácil de implementar,” afirmou Ammirata. “Faça do MRTC seu dispositivo de I/O e mestre de PTP/NTP e você elimina instantaneamente um dos maiores obstáculos para IP em transmissões ao vivo.”

O MRTC é um dispositivo compacto e autônomo de 115 mm x 108 mm x 39 mm. É compatível com todos os formatos e protocolos de transmissão IP comuns. Além de suas capacidades de roteamento de mídia, o MRTC é também um roteador completo com capacidade para múltiplos ISPs, firewall, tunelamento e mapeamento de portas. “Você só precisa de um dispositivo, conectá-lo à Internet e começar a transmitir,” disse Sergio Ammirata.

Veja o MRTC ao lado de toda a gama de plataformas de codificação, transporte, entrega e visualização de ultra baixa latência e altamente seguras na IBC 2024, estande 5.F43, de 13 a 16 de setembro.

Site relacionado: https://sipradius.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados