Após a adaptação do sistema Systel IP na Telemadrid, que levou ao desenvolvimento da aplicação Systel IP TV, a AEQ continua a expandir sua tecnologia pelas instalações da Radiotelevisión Madrid (RTVM).
Como parte dessa expansão, o órgão público madrilenho de rádio e televisão adicionou dois sistemas Systel IP 16 TV aos estúdios de televisão e um Systel IP 16 na rádio, dentro do projeto de modernização dos estúdios da Onda Madrid. Esses sistemas permitem integrar chamadas telefônicas na transmissão, provenientes de fornecedores de telefonia IP (SIP), centrais telefônicas IP (SIP), audiocodecs ou até telefonia convencional.
Nos controles de realização da Telemadrid, cada unidade do Systel IP 16 TV possibilita a coordenação técnica de até 20 linhas para programas ao vivo com externas. Para cada unidade móvel ou equipe ENG deslocada, são realizadas duas chamadas: uma para os operadores de câmera e outra para os apresentadores. Cada comunicação é integrada à matriz de intercomunicação, permitindo contato individual a partir dos painéis. O sistema também se conecta, via DANTE, aos mixers de áudio dos controles de som para receber grupos N-1 e enviar retorno aos apresentadores.
Na Onda Madrid, o Systel IP 16 opera em sua configuração original, como um sistema de chamadas ao vivo ou talk show. As chamadas podem ser colocadas no ar em modo “fila” ou “multiplex”. Para facilitar a comunicação e o gerenciamento das chamadas, foram instalados telefones SystelSet + com tela tátil em cada controle de rádio.
A infraestrutura do Systel IP baseia-se em uma matriz de áudio somadora e distribuidora, com acesso a inúmeros circuitos de áudio Dante, analógicos e digitais, conectados a linhas telefônicas IP com protocolo SIP. No caso do Systel IP 16 TV, o sistema atende às necessidades de coordenação em televisão, integrando-se não apenas aos sistemas de intercomunicação técnica da AEQ, mas também a outras soluções de intercom de terceiros.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube