A Sky Italia, a maior operadora de TV paga da Itália, migrou seu centro de operações em Roma para a infraestrutura de vídeo SMPTE ST 2110 com integração NMOS e compressão JPEG XS baseada no Selenio Network Processor (SNP) e no Magellan Control System da Imagine Communications. Parte da Sky Group Limited, a principal empresa de mídia e entretenimento da Europa, a Sky Italia também aproveitará a flexível infraestrutura da Imagine para fornecer conectividade de alta qualidade e baixa latência da instalação em Roma para sua sede em Milão.
A Sky Italia utilizou uma atualização tecnológica planejada como uma oportunidade para migrar para uma infraestrutura baseada em IP ST 2110 mais flexível e escalável. Trabalhando com o integrador de sistemas local Allyn Srl, a Sky Italia implantou uma solução turnkey de padrões abertos que suporta roteamento de sinal de vídeo e áudio IP não comprimido dentro da instalação, compressão JPEG XS para conectividade de alta qualidade e baixa latência entre instalações e orquestração baseada em NMOS de todos os dispositivos conectados em rede.
“Migrar para uma infraestrutura moderna baseada em IP como parte da atualização planejada da instalação foi uma decisão proativa e prática que trouxe múltiplos benefícios imediatos”, diz Gabriele Ubertini, Diretor da Group Origination & Distribution Platform da Sky. “A flexibilidade do padrão 2110 e o protocolo NMOS inerente às plataformas da Imagine possibilitaram a implantação rápida e fácil de um sistema integrado de classe mundial que melhorou nossas eficiências operacionais e nos permitirá ampliar facilmente à medida que nossos requisitos comerciais evoluem no futuro.”
No cerne do novo sistema, o SNP da Imagine atua como uma gateway IP, um conversor de sinal e um codificador/decodificador JPEG XS, permitindo transferência de sinal de alta qualidade e baixa latência, de produção, entre Milão e Roma, e vice-versa. Um roteador de áudio Calrec com conectividade nativa ST 2110 é integrado perfeitamente ao sistema para lidar com o embaralhamento de áudio e mux/demux do grande número de faixas de áudio dentro dos fluxos de vídeo. A infraestrutura de roteamento utiliza uma arquitetura de folha-espinha da Arista, com uplink para núcleos centrais.
Fabio Mattei, líder do projeto técnico da Sky, destaca: “O suporte do SNP ao padrão JPEG XS é um verdadeiro valor agregado que nos permitirá reduzir os custos de conectividade de vídeo entre nossas duas instalações, usando menos largura de banda para o transporte de sinal.”
A qualidade de serviço é garantida por meio da API de gerenciamento de largura de banda suportada pelo Magellan Control System da Imagine, que oferece orquestração de vários fluxos e controle de dispositivos ST 2110 em toda a rede através do NMOS. A Imagine agora está utilizando o NMOS em quase todas as implantações de projetos para integrar os pontos finais ST 2110 de outros principais fornecedores, permitindo que os clientes construam soluções de melhor qualidade com as tecnologias de câmeras, switchers, áudio e replay que suas equipes criativas preferem.
“Os benefícios de avanços como o NMOS e o JPEG XS estão motivando empresas de mídia a considerar o ST 2110 para novos projetos de infraestrutura e permitindo que elas implantem e gerenciem fluxos de trabalho de mídia IP multi-fornecedor com muito mais confiança e facilidade. A Imagine está comprometida com sistemas abertos e baseados em padrões e trabalhando com parceiros em toda a indústria para possibilitar sistemas de melhor qualidade que beneficiem nossos clientes, como a Sky”, conclui Mathias Eckert, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da EMEA e APAC da Imagine Communications.
Site relacionado: https://imaginecommunications.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube