Home Reportagens Sky Racing da Tabcorp adota produção remota com LiveU

Sky Racing da Tabcorp adota produção remota com LiveU

Nos locais mais remotos, a Sky Racing conseguiu reduzir custos em quase 80% ao abandonar o uso de satélite e implementar a solução da LiveU

Por Ricardo Batalha

A maior empresa de apostas da Austrália adotou o fluxo de trabalho IP econômico da LiveU para transmitir corridas de cavalos ao vivo a fãs em todo o mundo. Com cobertura de mais de 160 mil corridas de cavalos ao vivo por ano (transmitidas em 150 canais nos mais diversos formatos, lineares e digitais), a Sky Racing também produz seu próprio conteúdo. Utilizando a solução de produção remota IP da LiveU, a empresa transmite agora corridas a partir de oito pistas em Queensland (QLD), garantindo transmissões de alta qualidade, com baixa latência e grande resiliência, gerenciadas diretamente de seu centro de produção em Brisbane. Essa configuração de produção remota eliminou a necessidade dos tradicionais caminhões SNG e equipes completas no local, reduzindo significativamente despesas com viagens, hospedagem e equipamentos.

Nos locais mais remotos, a Sky Racing conseguiu reduzir custos em quase 80% ao abandonar o uso de satélite e implementar a solução da LiveU. A empresa também eliminou a necessidade de enviar unidades caras por todo o estado, adotando um modelo em que sistemas de rack modulares remotos equipados com codificadores LiveU foram instalados em todas as pistas. Esses sistemas podem ser ligados e testados remotamente, e as transmissões ao vivo são enviadas diretamente para o centro de broadcast centralizado. A equipe de produção consegue acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, o que possibilita que determinados profissionais desempenhem múltiplas funções em diferentes pistas (como diretor, operador de câmera, técnico de repetição, entre outros), gerando ainda mais economia.

Jamie Ford, diretor de operações técnicas de Queensland da Tabcorp – Sky Racing, afirma: “A solução de produção remota da LiveU transformou a maneira como transmitimos corridas ao vivo em Queensland, permitindo a agregação e distribuição para nossos mercados nacionais e internacionais. Com os codificadores LU810 instalados nas pistas e utilizando nosso centro de produção em Brisbane, alcançamos algo que antes parecia impossível: manter a qualidade das transmissões enquanto reduzimos significativamente os custos operacionais e a complexidade. A resiliência do sistema e sua baixa latência, com backup celular perfeito e sinais de retorno flexíveis, garantem que nunca perdemos nenhum momento da ação, ao mesmo tempo em que mantemos a comunicação e as sinalizações em ambas as direções.”

LiveU LU810: mesma qualidade com menor custo
A solução LiveU conta com os codificadores fixos multicâmera LU810, instalados em cada pista de corrida, que suportam transmissões de 8 a 16 câmeras (ou outras fontes) por local, utilizando uma WAN de alta velocidade para enviar até quatro sinais por dispositivo. Para garantir maior resiliência, foi implementada uma solução complementar com codificadores LU810-M (com modem), conectados via rede móvel para atuar como sistema de backup. Essa configuração aproveita a confiabilidade da internet pública, comutando automaticamente para a rede móvel, se necessário, eliminando a dependência de unidades móveis SNG.

As equipes de produção permanecem sincronizadas entre as pistas e o centro de produção por meio das ferramentas remotas da LiveU, como Video Return, Audio Connect e IP Pipe. A partir do centro de produção, os operadores conseguem monitorar até 36 transmissões ao vivo de câmeras em oito pistas diferentes simultaneamente, utilizando o transceptor da LiveU. Isso permite personalizar e controlar os sinais de retorno de forma independente para cada pista.

Ryan Osinga, diretor de Serviços Técnicos e Soluções da Tabcorp – Sky Racing, destaca: “Chegamos a um produto mais barato, confiável, resiliente, com mais funcionalidades, menor latência e custos significativamente reduzidos. Para nós, a solução da LiveU atendeu a todos os critérios que buscávamos.”

Tabcorp adotou a produção remota para a Sky Racing trabalhando em estreita colaboração com a LiveU para garantir que a solução atendesse às suas necessidades de produção. “A flexibilidade do ecossistema LiveU nos permitiu projetar um fluxo de trabalho inovador que otimizou os recursos tanto no local quanto no centro de produção. Este é um excelente exemplo para eventos em múltiplas localidades, e já estamos explorando potenciais projetos semelhantes em outros mercados”, conclui Chris Dredge, diretor nacional e de vendas da LiveU Pacific.

Site relacionado: https://www.liveu.tv/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados