A alemã Lawo, especialista em infraestrutura de broadcast, e a belga Skyline Communications, criadora da plataforma DataMiner, anunciaram durante a IBC 2025 uma evolução em sua solução conjunta para agendamento de recursos em ambientes de mídia dinâmicos.
A iniciativa acompanha o movimento crescente das chamadas Dynamic Media Facilities, apoiadas pela EBU e por emissoras em várias regiões do mundo. O conceito prevê o uso de aplicativos de processamento independentes de hardware, que podem ser ativados ou desativados conforme necessário, otimizando a utilização da capacidade computacional disponível.
Na feira, as empresas demonstraram a integração entre o Skyline DataMiner e o Lawo HOME, com recursos de agendamento automatizado, monitoramento de sistemas, utilização granular e provisionamento de recursos e licenças. A proposta busca estimular o debate sobre planejamento operacional em produções dinâmicas.
Segundo Thomas Gunkel, diretor de mercado da Skyline para broadcast, a primeira apresentação conjunta aconteceu na NAB, mas agora foram adicionadas novas funcionalidades, incluindo suporte aos aplicativos mais recentes do Lawo HOME. Já Axel Kern, diretor sênior de soluções em nuvem e infraestrutura da Lawo, destacou que a automação da orquestração de aplicativos, licenças, núcleos de CPU e capacidade de rede é fundamental para liberar todo o potencial desse modelo.
A solução acompanha em tempo real a utilização de recursos de processamento e os pedidos agendados de aplicativos, oferecendo operação contínua e sem fricções em todas as camadas da infraestrutura, com interface intuitiva.
Durante a IBC 2025, o DataMiner da Skyline e o HOME da Lawo, com seus aplicativos, funcionaram em um ambiente conjunto que mostrou como o gerenciamento de recursos pode se integrar às operações ao vivo. A demonstração evidenciou a flexibilidade para adaptações em tempo real ou programadas em fluxos de processamento, rotas de sinal e administração de licenças.
Uma das novidades apresentadas foi o monitoramento avançado dos aplicativos HOME e dos hosts de processamento dentro do DataMiner, que passa a emitir notificações proativas, apontando problemas atuais e possíveis gargalos em produções futuras, ajudando equipes a tomarem decisões com mais segurança.
Skyline e Lawo afirmaram que querem ampliar a integração e entender melhor as expectativas dos profissionais de broadcast em relação a sistemas de agendamento que combinem automação, confiabilidade e facilidade de configuração em instalações de mídia dinâmicas.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube