Home Reportagens SMPTE 2021 ATC: SMPTE revela o programa da conferência técnica anual

SMPTE 2021 ATC: SMPTE revela o programa da conferência técnica anual

Por Ricardo Batalha

Evento virtual SMPTE 2021 ATC ocorrerá durante seis dias, de 9 a 11 de novembro, e 16 a 18 do mesmo mês

A SMPTE apresenta o programa para a Conferência Técnica Anual SMPTE 2021 (SMPTE 2021 ATC), evento virtual que ocorrerá durante seis dias, de 9 a 11 de novembro e 16 a 18 de novembro. Por meio de sessões técnicas, networking e eventos sociais, discussões interativas e apresentações principais, os participantes do SMPTE 2021 ATC terão acesso às pessoas, conhecimento e perspectivas que impulsionam a evolução contínua da mídia e do entretenimento.

“À medida que se aprofunda no programa deste ano, você tem uma forte noção da mudança radical e rápida que está ocorrendo em nosso setor”, disse Michael Zink, vice-presidente de educação da SMPTE. “Não há muitos anos, alguns desses tópicos de sessão simplesmente não existiam. Estamos explorando novas maneiras empolgantes de contar histórias e de trabalhar – e é uma rara oportunidade de ver, pelos olhos dos líderes da indústria, onde iremos em seguida”, acrescentou.

SMPTE 2021 ATC terá início em 9 de novembro com uma apresentação de Andreas “Andi” Gall, fundador e CEO da Human-Centric-Innovators GmbH. Reconhecido por sua paixão por trazer novos conceitos tecnológicos à vida durante seu tempo como CIO na Red Bull Media House, ele será o primeiro de vários especialistas notáveis a apresentar seu trabalho inovador nas tecnologias que moldam a indústria de mídia e entretenimento.

O dia também incluirá uma série de sessões técnicas sobre fluxos de trabalho proxy para produção remota segura, produção multicâmera ao vivo em um ambiente virtual, pré-processamento psicovisual generalizado para codificação de vídeo, ATSC 3.0 como um caso de uso para comunicações de segurança pública, calibração de luminárias LED e paredes de vídeo ao sinal de croma da câmera e VR independente da janela de visualização 360 8K.

O segundo dia começará com um programa sobre sustentabilidade – ações concretas e soluções tecnológicas para lidar com as mudanças climáticas e como implementá-las nos fluxos de trabalho da mídia – e então muda para uma apresentação voltada para habilidades sobre iluminação precisa para pessoas de cor em filmes e TV. Além disso, Michelle Munson compartilhará seu conhecimento sobre o surgimento de tokens não fungíveis (NFTs), qual o seu significado para engenheiros de vídeo em particular e como um novo protocolo de blockchain de conteúdo deve apoiar experiências de vídeo premium cunhadas como NFTs. Munson também relatará sua experiência no lançamento de um mercado NFT de vídeo gamificado para um público consumidor comum. O dia terminará com a cerimônia anual de posse da nova classe de bolsistas do SMPTE, aberta a todos os participantes.

No terceiro dia do SMPTE 2021 ATC, as sessões serão hospedadas em uma programação amigável à APAC começando às 20h (BRA) em 12 de novembro (19h BRA em 11 de novembro), com um intervalo de networking. Os tópicos da sessão incluem infraestrutura como código no data center de mídia sobre IP da CBC / Radio-Canada, streaming 5G e transmissão para entrega de serviços DASH / HLS, um sistema de câmera 8K com autofoco de detecção de fase em vários planos e um sistema de produção de conteúdo com relações de aspecto variadas.

Após uma longa pausa no fim de semana, o SMPTE 2021 ATC começará a funcionar novamente na terça-feira, 16 de novembro. As sessões do dia se concentrarão em tópicos incluindo um sistema de vídeo sobre IP de latência ultrabaixa definida por software com compactação; o desempenho de DASH / CMAF de baixa latência e sistemas de streaming HLS de baixa latência; personagens virtuais conversacionais em tempo real; usando sinais biométricos para melhorar a narrativa; um novo gerador de imagens CMOS de 2/3 polegadas com 9,5 megapixels que combina operação de obturador global de domínio de carga com capacidade excepcional de alta velocidade; e o design de estoque para impressão de filmes na era pós-cinema. O dia vai encerrar com um mixer SMPTE Section.

No dia seguinte, 17 de novembro, haverá duas sessões que enfocam primeiro as melhores práticas de produção virtual e fluxos de trabalho e, em seguida, como enfrentar os desafios técnicos remanescentes, desde a fusão da cultura dos jogos com a cultura do cinema até a solução de espacialização complexa e processamento de imagens. Na hora seguinte, o painel reunido em agosto para o evento SMPTE + Media in the Cloud se reunirá para oferecer uma visão objetiva dos desafios técnicos enfrentados por quem está mudando para a nuvem e tudo o que isso implica e continuar a discussão da sessão SMPTE +. A reunião anual de sócios SMPTE ocorrerá durante a hora final da programação do dia.

O último dia do SMPTE 2021 ATC contará com três sessões técnicas, que abordarão tópicos incluindo o impacto da integração NIC / GPU mais estreita no desempenho de processamento de mídia, o formato de carga útil RTP para JPEG XS, o problema com timecode, alocação dinâmica de recursos de vídeo ao vivo compactação em um cluster Kubernetes, modelagem perceptual e abordagens de aprendizado de máquina para detecção de bandas e transformações de cores com preservação de matiz para fluxos de trabalho de produção virtual de parede de LED. O evento será encerrado com uma Oktoberfest virtual.

A agenda completa da conferência agora publicada no site do SMPTE oferece mais detalhes sobre todas as sessões e apresentadores deste ano. As inscrições continuam abertas e o preço da conferência facilita a participação.

Membros SMPTE pagam U$ 159 e membros SMPTE vitalícios pagam U$ 79 por um All-Access Pass para o evento. Os não associados pagam US$ 329 por um All-Access Pass para o evento ou US$ 299 por um pacote com desconto, que inclui um ano de Associação Profissional. Graças ao programa Pay It Forward, que dá aos inscritos a oportunidade de subsidiar uma participação mais ampla, o SMPTE e seus membros estão tornando o evento gratuito para estudantes e acessível para educadores (U$ 79), inscritos em países em desenvolvimento elegíveis (U$ 59) e pessoas que estão atualmente desempregadas, foram dispensadas ou estão passando por outras dificuldades financeiras (U$ 59).

Mais informações sobre SMPTE estão disponíveis em smpte.org.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados