A Hessischer Rundfunk (HR), emissora estatal de Hesse na Alemanha, começou a utilizar o compacto e potente switcher de produção ao vivo XVS-G1 da Sony na sala de controle de seu estúdio, localizado no parlamento estadual em Wiesbaden, unificando todos os sinais para distribuí-los para duas salas de controle multimídia. Todos os sinais de vídeo provenientes das salas de produção e transmissão convergem na sala de equipamentos do estúdio do parlamento estadual, e entre os equipamentos destaca-se o XVS-G1.
Heiko Herre, responsável pelo planejamento de sistemas e projetos, comenta que “o XVS-G1 gerencia um total de 11 câmeras e todos os outros sinais dos estúdios superiores”.
O XVS-G1 herda vários dos recursos bem estabelecidos e a arquitetura dos modelos atuais, adicionando tecnologia de ponta e oferecendo diversos aprimoramentos de processamento visual. O inédito processador 4RU alia-se a uma série de quatro novos e estilosos painéis de controle, além de um menu operacional baseado na Web recém-desenvolvido, proporcionando instalações eficientes e simples. O XVS-G1 dá seguimento ao sucesso dos switchers MVS-3000A e MVS-6530, oferecendo capacidade full HD e 4K (UHD) a um preço acessível. Configurável de 1 a 4 bancos de M/E, o XVS-G1 oferece 16 manipuladores completos com até 44 entradas e 24 saídas no modo HD, ou 24 entradas e 12 saídas no modo 4K (UHD). Com esses recursos, ele é a escolha perfeita para estúdios pequenos e médios, pacotes flyaway e unidades de produção de transmissão.
Andreas Berghaus, especialista de produto da Sony Europe, destaca que “com a nova plataforma, o mixer oferece a máxima versatilidade para diversos requisitos e ambientes de produção”, enfatizando as demandas das produções ao vivo que buscam um equilíbrio adequado entre preço, desempenho, tempos de processamento rápidos, alta qualidade de sinal, confiabilidade e durabilidade. O XVS-G1 incorpora funções avançadas, como um reprodutor de clipes interno e a capacidade de converter sinais SDR/HDR tanto na entrada quanto na saída.
Estrutura híbrida
Esse feito é possível graças a uma nova estrutura híbrida. Além do processador central (CPU) e das FPGA de alta qualidade, o XVS-G1 integra um processador gráfico opcional, garantindo desempenho superior no processamento de sinais e imagens com latência mínima.
A flexibilidade do XVS-G1 é combinada com funções estabelecidas presentes em sistemas XVS maiores, como o resizer 2,5D, o croma (para todos os keyers), a memória de imagem interna, a divisão ME, o multi-PGM ou os registros de macro, snapshot e quadro-chave. Também vale destacar a confiabilidade da transmissão em termos de redundância, pois é possível usar o mixer a partir de duas salas de controle, permitindo mudar sem problemas para a sala de controle número dois se a primeira estiver ocupada ou indisponível por qualquer motivo.
Site relacionado: https://pro.sony.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2023-11-30 01:13:28 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Sony: alemã Hessischer Rundfunk adota switcher de produção ao vivo […]
Comentários fechados.